Saturday, March 19, 2016

Brasil Contra a Pátria Educadora de Dilma/Lula/PT/FMI: PREPARAR A GREVE GERAL! MSPR

   UFMG: ORGANIZAR A LUTA COMBATIVA CONTRA O AUMENTO DO BANDEJÃO E POR ASSISTENCIA ESTUDNATIL!


Os estudantes da UFMG conseguiram barrar temporariamente o aumento dos preços bandejão com sua justa mobilização durante a reunião do Conselho Universitário nesta terça-feira (15). A REItoria havia agendado reunião em que discutiria o aumento do preço da alimentação (que já é um dos mais caros do país) para preços insustentáveis para a maioria dos estudantes. Após centenas de estudantes compareceram à REItoria e tomaram a sala do Conselho Universirário para impedir que a reunião votasse o aumento, o REItor Jaime Ramirez demonstrou seu verdadeiro caráter antidemocrático e serviçal da política da gerência federal de Dilma/PT/FMI de sucateamento da universidade e corte de direitos dos estudantes: transferiu a reunião para o prédio em frente e impediu que os estudantes entrassem, contando pra isso com o aparato repressivo exclusivo da universidade. Mas isso não foi suficiente, a agitação dos estudantes botou pressão e assustou os burocratas do Conselho que adiaram a votação.
Além de rejeitar a refeição à R$5,60 para estudantes que não são classificados como carentes pela EMPRESA que gere a asssistência estudantil na universidade, a mobilização convocada pelo DCE ainda exigiu a revogação da medida que restringe o número de bolsas de assisntência estudantil na UFMG (que antes atendia a todos os classificados como carentes e agora deixará boa parte dos estudantes, mesmo classificados sem assistência).  Essa política está em plena consonância com a aplicada por Dilma/Lula/PT e ditada pelo Banco Mundial/FMI, que segue com sua "Pátria Educadora" a todo vapor no trilho do sucateamento e da privatização das universidades públicas, principalmente com os cortes bilionários de verbas para encher os bolsos dos tubarões do ensino superior privado, da banqueirada internacional e do "agronegócio" (que não passa do mesmo latifúndio de sempre, mas com cara nova). A postura da REItoria autoritária da UFMG, assim como de vários REItories capachos do governo federal em todo o país, está bem clara: repassar todo o preuízo para os estudantes com a reitrada gradual do nosso direito de estudar e aprender, além das demissões em massa de trabalhadores terceirizados.
Só com a luta combativa e independente de todo esse jogo eleitoreiro podre poderemos resistir a esses ataques, garantir nossos direitos e defender a universidade pública e gratuita! Temos que nos mirar bem alto nos exemplos de toda a juventude das Grandes Jornadas de Luta de Junho de 2013 e dos combatentes secundaristas de 2015 em São Paulo, com suas greves de ocupação vitoriosíssimas! Na histórica greve e ocupação da REItoria da Federal de Rondônia (UNIR) em 2011 que adiou a aplicação do nocivo REUNI e ainda derrubou o REItor capacho e corrupto Januário Amaral! E mantermos bem alto a bandeira da luta combativa, como sempre demonstraram os estudantes de todo o país, pulando catracas, ocupando REItorias e travando luta sem quartel em defesa das universidades públicas.
Defender com unhas e dentes a Universidade Pública contra os ataques do governo!
Contra a Pátria Educadora de Dilma/Lula/PT/FMI: PREPARAR A GREVE GERAL!
REBELAR-SE É JUSTO!

No comments:

Post a Comment