Wednesday, May 18, 2016

A GRANDE REVOLUÇÃO CULTURAL PROLETÁRIA, A IDEOLOGIA DO PROLETARIADO E A JUVENTUDE - MEPR BRASIL



O ano de 2016 marca os 50 anos do desencadeamento da Grande Revolução Cultural Proletária (GRCP) na China, em agosto de 1966. A GRCP foi o maior movimento de massas da história, onde operários, camponeses, homens e mulheres, e sobretudo, a juventude foi chamada a combater a burguesia e as reminiscências da velha sociedade em todos os aspectos da vida, na economia, nas relações sociais, na política, na cultura e, acima de tudo, no campo ideológico que perpassa todos os demais. Sob a direção proletária do presidente Mao Tsetung, milhões de massas de trabalhadores criticaram duramente os dirigentes da República Popular da China e do Partido Comunista da China que preconizavam uma linha ideológico-política burguesa e impediam o avanço da edificação do Socialismo na China. Desse modo, operários e camponeses lograram tomar em suas mãos de forma ainda mais decidida a condução do novo Estado Popular e a destruição da ideologia das classes exploradoras.


Devido à importância transcendental da Grande Revolução Cultural Proletária para os oprimidos e os explorados de todo o mundo e suas imperecíveis lições, publicaremos, ao longo dos próximos meses, matérias expondo as contribuições da GRCP para a luta do proletariado internacional em sua luta contra a burguesia.
Recomendamos também a leitura do texto “Grandes Êxitos da Revolução” do grande dirigente comunista marxista-leninista-pensamento Mao Tsetung (como era denominado o Marxismo-Leninismo-Maoísmo à época) Pedro Pomar de 1968 onde é feita uma análise precisa da luta entre marxismo e revisionismo na China e no Movimento Comunista Internacional e o papel da GRCP como a etapa mais avançada da Revolução Proletária e a forma de continuação da Revolução sob o Socialismo. Publicamos esse texto em nosso site e ele está disponivel no link: http://mepr.org.br/cultura-popular/literatura/91-grandes-exitos-da-revolucao-cultural-pedro-pomar.html.

No comments:

Post a Comment