Thursday, May 12, 2016

Brasil - Greve nas universidades estaduais de Minas Gerais

Publicado em


Com informações da Adunimontes – Associação dos Docentes da Unimontes e do Sindicato dos Docentes da Uemg (Aduemg)
Desde o último dia 02 de maio, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes realizam Greve Geral Unificada em diferentes campus das duas universidades estaduais de Minas (Unimontes e UEMG). No campus Darcy Ribeiro da Unimontes, em Montes Claros, os professores já haviam deflagrado greve desde o último dia 26 de abril. Estudantes do curso de Educação Física do campus de Januária, também aderiram à greve.

O movimento unificado reivindica, entre outros pontos: reajuste imediato que repare as perdas acumuladas desde 2011; realização de concurso público em fluxo contínuo; reparação de danos materiais e morais aos professores atingidos pela Lei 100  (lei que regulava a contratação de trabalhadores temporários para o serviço público estadual mineiro tal qual fossem efetivos concursados, e foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), gerando a demissão de quase 100 mil trabalhadores) ;incorporação das gratificações ao vencimento básico; dotação orçamentária baseada na Receita Corrente Líquida do Estado garantindo a autonomia universitária e implementação de Estatuintes nas Universidades Estaduais.
 Estudantes ocupam campus UEMG em Frutal
Desde a noite de segunda-feira, dia 02 de maio, estudantes da UEMG ocupam o pátio do campus de Frutal, no Triângulo Mineiro. Eles reivindicam melhorias para a universidade e apóiam à greve deflagrada pelos professores. Os estudantes exigem mais recursos para o campus; conclusão da obra do Restaurante Universitário e condições de permanência e moradia estudantil.
Estudantes grevistas são presos pela PM em Montes Claros
Dois estudantes foram presos por participarem de protesto durante a greve na Unimontes, no último dia 03 de maio. Participantes do movimento grevista – que preferiram não se identificarem – afirmam que perseguições e retaliações aos trabalhadores em greve por parte da administração superior da universidade são uma constante, particularmente durante as greves que ocorrem praticamente a cada ano desde 2008, acusando a Reitoria de ser cúmplice da repressão policial que resultou na recente prisão dos dois estudantes.
Os manifestantes foram soltos logo depois de ouvidos, ainda no dia 03 de maio, e, durante todo o período em que estiveram detidos, um grande número de estudantes protestava em frente à delegacia, manifestando sua solidariedade para com os dois jovens e sua indignação com tamanho ataque ao direito à livre manifestação, autonomia e democracia universitárias na Unimontes.
No vídeo abaixo, imagens da arbitrária prisão dos estudantes dentro do Campus da Unimontes, em Montes Claros:
https://www.youtube.com/watch?v=UInSNEauqOY

No comments:

Post a Comment