Wednesday, October 26, 2016

Brasil - luchas de massas - a nova democracia



PR: escolas ocupadas promovem manifestações em São José dos Pinhais


unnamed
Estudantes alavancam a luta das massas contra ataques de Temer.
Demarcando a elevação para um nível mais avançado das lutas pela educação pública, estudantes das escolas ocupadas de São José dos Pinhais realizaram, nos dias 18 e 21 de outubro, manifestações de trancamento de ruas na cidade.
Não sem consequências, sofreram no primeiro dia repressão da truculenta PM, a mesma que se especializou ao dar um tratamento especial para os professores da rede estadual no famigerado episódio do massacre do dia 29 de abril, aplicando a mesma violência agora contra os estudantes. A começar com a intimidação, prontamente os agentes de repressão partiram para a agressão ao espirrar spray de pimenta sobre os rostos dos estudantes, que permaneceram firmes em sua decisão de bloquear as pistas de uma das principais avenidas da cidade.






IFRO campus Vilhena ocupado


14800808_10210360338141986_350068048_n-1-capa_vilhena_noticias_21-10-2016-90
Estudantes ocupam IFRO
Cerca de 300 estudantes do IFRO – Vilhena (Ensino Médio integrado e graduação em matemática) ocuparam na manhã de 20 de outubro, as dependências do campus. O manifesto divulgado afirma que a ocupação é para barrar a PEC-241/2016, contra o corte de verbas na educação.
Na manhã deste dia, em solidariedade à ocupação, os estudantes do IFRO – campus Colorado D’Oeste realizaram um protesto na BR 364, em Vilhena. Os estudantes do campus Cacoal realizaram manifestação também na data de hoje.




Repressão: lideranças indígenas presas no sul da Bahia


Em 21 de outubro, o cacique Tupinambá da Aldeia Tamandaré, Luciano Acauã e mais uma de suas lideranças, Dinho, foram presos numa ação irregular da polícia militar com a polícia civil.
Segundo denúncia dos apoiadores da luta indígena, as lideranças tiveram drogas plantadas pela repressão para justificar as suas prisões.
Denunciam ainda que esta não é a primeira vez que esse tipo de situação ocorre, como plano do velho Estado burguês-latifundiário de parar a luta indígena.
As lideranças indígenas estão encarceradas em Ilhéus, Bahia.




No comments:

Post a Comment