Wednesday, November 23, 2016

Brasil - Movimento estudiantil

 
 

BELO HORIZONTE/MG: OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS FAZEM TRANCAÇO CONTRA OS ATAQUES DE TEMER À EDUCAÇÃO E PM FASCISTA DE PIMENTEL (PT) ATACA ESTUDANTES DENTRO DA UFMG

Na manhã de ontem (18), as ocupções das escolas secundaristas de Belo Horizonte realizaram um trancaço na cidade, parando várias avenidas importantes da cidade ao mesmo tempo.
Com o apoio de estudantes das ocupações da UFMG, o trancaço secundarista fechou a Avenida Amazonas em frente ao Campus 1 do CEET-MG, a Avenida dos Andradas no centro, a Avenida Vilarinho em Venda Nova, a Avenia Carlos Luz em frente ao campus Pampulha da UFMG e todo um trecho da Avenida Portugal até a portaria da UFMG na Avenida Antônio Carlos.
Marcadas por muita combatividade e palavras de ordem, as manifestações deram o importante recado de que a juventude não vai aceitar calada os ataques da gerência sanguessuga Temer/PMDB e o desmonte do ensino público no país.


arton10967-291d3
ESTUDANTES PRESSIONAM E CONSELHO UNIVERSITÁRIO SE POSICIONA
No dia anterior (17), após muita pressão dos estudantes e muita agitação, o Conselho Universitário da UFMG aprovou nota favorável aos estudantes, professores e servidores que se encontram em greve conjunta desde o dia 11.
Entretanto, o pronunciamento, além de bastante vago, não se refere diretamente às ocupações e aponta uma revisão do calendário acadêmico com base na "suspensão das atividades didátiacas". No dia seguinte, a reitoria também publicou nota de repúdio às ações truculentas da PM no campus.
PREPARAR A RESISTÊNCIA
O momento que vivemos é de graves ataques aos direitos do povo, principalmente à educação e saúde públicas e aos direitos trabalhistas e previdenciários. O velho Estado burguês-latifundiário e sua atual gerência de turno, a nível  municipal, estadual e federal, terão como missão a serviço das classes dominantes reprimir a ferro e fogo as grandes labaredas de rebelião popular que estão se levantando. Por mais que minta cinicamente dizendo o oposto, o gerentão estadual Pimentel (PT) não hesitará em enviar suas hordes fascistas contra as ocupações secundaristas nas escolas estaduais e para reprimir todas as manifestações populares nas ruas, como já fez várias outras vezes durante sua gerência.
Cabe aos lutadores do povo, estudantes, professores, servidores e todos que se colocam em defesa dos direitos das classes populares intensificar a luta de resistência em defesa do ensino público, gratuito, democrático e a serviço do povo. Luta esta que passará invariavelmente pelos mesmos caminhos das Grandes Jornadas de Junho/Julho de 2013: o caminho da luta radicalizada, independente e combativa.
LEVANTAR AS BARRICADAS E AGITAR A REVOLUÇÃO!

FORA TEMER E SEU PACOTAÇO ANTI-POVO E ANTI-EDUCAÇÃO!
IR AO COMBATE SEM TEMER! OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!
REBELAR-SE É JUSTO!
 


datauri-file
Juventude combatente resiste com audácia e decisão na UFG.
Comitê de Apoio ao AND – Goiânia
A repressão do velho Estado cresce a cada dia contra a juventude combatente. A criminalização da luta popular aumenta diante da resistência dos estudantes brasileiros.
No dia 14 de novembro os estudantes das várias ocupações da Universidade Federal de Goiás foram intimados pela Polícia Federal com a presença de um oficial de justiça. A decisão judicial exigia a identificação dos manifestantes e uma multa no valor de R$ 5 mil diários em caso de descumprimento, ademais o uso da Polícia Militar no auxílio à Polícia Federal.
Os estudantes fizeram uma assembleia no dia 14 e decidiram várias questões, entre elas a central: resistir contra a reintegração de posse. Como tática de resistência os estudantes resolveram dissolver as outras ocupações para se concentrarem em apenas um ponto da universidade, pois unidos são mais fortes.

No dia 15, varias ocupações fizeram suas assembleias internas, onde decidiram entregar os prédios ocupados e integrar a nova ocupação conjunta. No dia anterior, os estudantes haviam realizado a limpeza dos locais e entregaram para os diretores dos cursos no mais perfeito estado.
A nova ocupação estudantil conta com centenas de estudantes que estão dispostos a resistir à incursão repressiva do velho Estado. Ergueram várias barricadas pelas ruas do Campus Universitário, que são vigiadas por estudantes com cobertura nos rostos, atentos com foguetes para vigiar a aproximação da polícia. O plano de resistência já foi traçado e de comum acordo foram definidos os seus passos.
Os estudantes elaboraram uma carta de reivindicações encaminhada ao reitor, que se reuniu com uma comissão em 15 de novembro pela manhã. Nessa carta de reivindicações constam demandas locais, como linha de ônibus e extensão do subsídio alimentação, além das pautas nacionais, como a não aprovação da PEC 55 (antiga PEC 241) e da Reforma do Ensino Médio. O reitor tentou mais uma vez enrolar os estudantes, falando que as pautas locais já estão sendo encaminhadas e que a reintegração de posse foge ao seu controle, pois foi uma ação do próprio Ministério da Educação.
Os professores também estão se organizando e movimentando. Fizeram um acampamento em frente à reitoria, que já conta com a presença de centenas de professores e apoiadores. O objetivo dos manifestantes é forçar o sindicato pelego Adufg (controlado pelo Pecedobê) a realizar uma assembleia que possa decidir sobre a greve da categoria, já que a última assembleia foi suspensa pelo presidente do sindicato, que se aproveitou de um protesto estudantil que adentrou o local com palavras de ordem em defesa da greve geral, para alegar que os presentes não possuíam segurança.
O sindicato está manobrando descaradamente para que a assembleia não aconteça e está organizando uma consulta on-line com os filiados sobre uma greve na instituição. Os professores organizaram o acampamento e iniciaram o recolhimento de assinaturas para exigir a realização de uma nova assembleia com indicativo de greve.
Eles já possuem a quantidade de assinaturas suficientes para forçar a realização da nova assembleia. Os técnicos também continuam em greve e muitos trabalhadores têm somado nas atividades de luta, como manifestações e as próprias ocupações.
Os estudantes, técnicos e professores dão mostras da sua resistência e disposição para a luta. A juventude combativa desmascara mais uma vez o reformismo e o oportunismo, encastelados no movimento estudantil, nos ensinando que a resistência e a luta popular são o caminho para a revolução brasileira.
 

PE: secundaristas ocupam CODAI

VIVA AS OCUPAÇÕES POR TODO O BRASIL!
OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!
REBELAR-SE É JUSTO! VIVA A JUVENTUDE COMBATENTE!
Fora Temer! Fora Richa! Fora todos que são contra a educação!
Abaixo as eleições podres e corruptas e todos partidos eleitoreiros!
Contra a Reforma do Ensino, fazer das escolas trincheiras de luta!

UNIDADE VERMELHA – LIGA DA JUVENTUDE REVOLUCIONÁRIA
MOVIMENTO ESTUDANTIL POPULAR REVOLUCIONÁRIO – MEPR
 


AL: camponeses e estudantes realizam ato combativo em Maceió

Por A Nova Democracia
dia11-109
No dia 11 de novembro, cerca de 50 ativistas, estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e camponeses pobres das áreas Renato Nathan (Messias/AL) e do acampamento Canoé 2, organizados pela Liga dos Camponeses Pobres do Nordeste, bloquearam os dois sentidos da BR-104, em frente ao Campus A. C. Simões, em Maceió, por volta de 2h de ato combativo e independente, contra as políticas anti-povo e vende pátria aplicadas pelo gerenciamento Temer (PMDB) e sua quadrilha.






Defender com unhas e dentes o ensino público, de qualidade e a serviço do povo!

Saudações combativas! O dia 23 de novembro foi definido pelo Movimento Estudantil de Pedagogia de todo o Brasil como Dia Nacional de Luta em defesa do ensino público. Este foi o dia em que a greve geral de estudantes e professores da UNIR derrubou o ex-reitor Januário Amaral em 2011, deixando exemplo de luta e combatividade para todo o país.

Lutar para garantir os direitos a educação, saúde e demais serviços públicos

É hora de um grande levantamento contra os ataques que a educação pública está sofrendo, nesse momento principalmente contra as políticas antipovo da PEC 241(atual PEC 55 no senado), que altera a constituição e impõe, dentre outras medidas, o congelamento por 20 anos dos investimentos em educação, saúde e demais serviços públicos. Já a Medida Provisória 746, também chamada de “Reforma do Ensino Médio”, já em vigor, impõe a reformulação do Ensino Médio com aumento gradativo da carga horária (escola integral) e flexibilização do conteúdo(tecnicização e diminuição do conteúdo científico), mas mantendo os baixos salários dos professores e funcionários, falta de material e estrutura precária das escolas. Aqui em Rondônia, somado a tudo isso, temos ainda a implementação do Ensino Médio com Mediação Tecnológica - EMMTEC pelo governo de Confúcio Moura(PMDB) nas escolas estaduais. Juntos, estes projetos visam a precarização do ensino médio e abrir caminho para sua privatização.
Michel Temer(PMDB) e toda a canalha politiqueira eleitoreira, seja de qual sigla for, garantirão os lucros dos banqueiros e multinacionais (Vale, Bradesco, Itaú, Santander, Souza Cruz, Odebrecht, Camargo Corrêa, OAS, etc), farão de tudo para salvar da falência os que possuem dívidas bilionárias no país. Querem que a gente pague esta conta nos negando e cortando direitos constitucionais e históricos da juventude e do povo trabalhador, atacando a educação pública, saúde, previdência, salários, direitos trabalhistas, cancelando novos concursos públicos, aumentando impostos, etc.

No comments:

Post a Comment