Monday, March 6, 2017

8th march - Figuras da Classe Operária: Nadezhda Krupskaia


Nadezhda Krupskaia, a amiga mais íntima, a companheira de vida e de luta do grande Lenin, dirigente comunista, magnífica representante da velha guarda bolchevique, destacada lutadora da frente cultural do país soviético, nasceu em Petersburgo a 26 de fevereiro de 1869. Ainda muito jovem, estudando Marx nos círculos estudantis e individualmente, até altas horas da noite, convenceu-se, completamente só, antes ainda de seu encontro com Lenin, da idéia de que o marxismo não é um dogma, e sim um guia para a ação.
Krupskaia dedicou parte de sua vida a ministrar cursos na escola noturna para operários. Posteriormente, já no Partido, manteve a árdua tarefa de organizar o transporte da “Iskra” e todas as suas publicações para a fronteira russa, além de organizar os enlaces necessários para a atividade conspirativa contra o czarismo.
Krupskaia tomou parte na criação na Rússia de um órgão diário legal para as mulheres operárias, “Rabótniza”, publicado em março de 1914.
Em maio e junho de 1917, escreveu no Pravda uma série de artigos sobre o trabalho entre a juventude: “Sobre o Papel e a Importância da União da Juventude”, “Luta pela Juventude Operária”, “Resposta à Juventude de Moscou”, “Como deve Organizar-se a Juventude”. Krupskaia realizou também um grande trabalho de caráter cultural, particularmente entre a juventude do bairro de Viborg.

No dia de ano novo de 1918, primeiro ano novo soviético, ela o celebrou junto de Lenin numa reunião pública de operários do bairro de Viborg, na festa organizada por motivo da partida dos guardas vermelhos do bairro para o front. O aparecimento de Lenin e Kruspskaia na sala, desperta grande entusiasmo entre os operários e operárias, que os carregam nos ombros. Krupskaia forma parte do Colégio do Comissariado do Povo de Instrução Pública. Dedica-se completamente ao trabalho de organização das instituições culturais e educacionais.
Revolucionária e pedagoga, foi coordenadora do Glavpoliprosvet, o Comitê Principal para Educação Política, e delegada coordenadora no Comissariado para a Instrução Pública, militante bolchevique e membro do Comitê Central do Partido Comunista da Rússia.
Sua morte constituiu uma grande perda para todo o povo soviético. No dia do seu enterro, na Praça Vermelha de Moscou, e em todos os recantos do país, foram realizados atos fúnebres aos quais assistiram centenas de milhares de pessoas. Com a cabeça inclinada em memória de Krupskaia, os jovens edificadores da nova vida prestaram solene juramento de continuar com toda a energia a obra de Lenin e Stálin, a obra do comunismo. A vida exemplar de Nadezhda Krupskaia é inspiração para todas as mulheres e homens revolucionários.

No comments:

Post a Comment