Monday, April 3, 2017

Brasil - RJ: Jovens revolucionários vão às ruas de Niterói no Dia do Estudante




IMG_0199
Na última quarta-feira, 28 de março, o Dia do Estudante, um grupo de estudantes do Colégio Estadual Pinto Lima (CEPLIM) e militantes do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) se reuniram em frente ao colégio, localizado na Rua São João, na cidade de Niterói, para realizar um ato na passagem da data que lembra o assassinato de Edson Luís, o primeiro estudante morto pelo regime militar fascista, em 1968, no Restaurante Calabouço, Centro do Rio de Janeiro.


Panfleto distribuído pelo MEPR convocando o ato
Os jovens militantes revolucionários confeccionaram uma grande faixa com as palavras de ordem ‘Rebelião contra os ataques à educação! Viva Edson Luís!’ e, após se concentrarem em frente ao CEPLIM, saíram em manifestação pelas ruas do Centro de Niterói. A manifestação combativa denunciou as políticas antipovo da gerência Michel Temer/PMDB, a farsa eleitoral, o sucateamento da educação, a criminalização dos movimentos populares e o velho Estado burguês-latifundiário, além de conclamar a juventude e os trabalhadores a se somarem na luta popular e revolucionária.

Assassinado pela repressão, Edson Luís de Lima Souto se tornou um mártir do movimento estudantil brasileiro
Entre as palavras de ordem cantadas, destacaram-se as seguintes: Vitória, vitória, tarda mais não falha! E viva a gloriosa Guerrilha do Araguaia! / Cadeia já, cadeia já, para os fascistas do regime militar! / Ô Michel Temer, cara de pau, é funcionário do Banco Mundial! / Trabalhador, pode se rebelar, por essa crise você não tem que pagar! / Eleição é farsa, não muda nada não, organizar o povo pra fazer revolução! / Somos estudantes, não somos pacifistas, viva a luta anti-imperialista!

Após caminharem por várias ruas, eles entraram com a faixa e as bandeiras (inclusive uma da Palestina, em referência a luta daquele povo) no terminal rodoviário próximo às barcas, onde milhares de trabalhadores passavam para pegar suas conduções para casa.
IMG_0201



No comments:

Post a Comment