Wednesday, September 27, 2017

Brasil - RJ: Estudantes ocupam restaurante universitário da Uerj



Foto: Ellan Lustosa / A Nova Democracia
Na noite de ontem (26/09), estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) do campus Maracanã ocuparam o restaurante universitário (RU) em protesto pela regularização do funcionamento do espaço que está desativado desde 2016. Os estudantes também reivindicam o pagamento das bolsas atrasadas e dos funcionários terceirizados da universidade.
O bandejão, como é popularmente conhecido o RU, cumpre papel fundamental para garantia de permanência dos estudantes, uma vez que muitos alunos dependem da alimentação servida nele para manterem-se na universidade.
Após a ocupação uma faixa foi estendida na entrada principal do RU com os dizeres Bandejão Ocupado! Contra a Privatização! Ousar Lutar, Ousar Vencer! Segundo relatos, após o inicio do ato, estudantes foram até salas de aula afim de mobilizar mais pessoas para a ocupação que já contava com dezenas de universitários e apoiadores.Também foram afixadas as bandeiras do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) e da resistência da palestina. 
Ainda ontem foi realizada uma assembleia para organizar a ocupação. Os estudantes anunciaram que pretendem colocar em funcionamento o bandejão para servir aos estudantes e trabalhadores da Uerj.
Aos gritos de Se não tem bandejão, vai ter rebelião! os jovens anunciaram que não sairão do prédio até que as demandas da comunidade acadêmica sejam atendidas.
Assista ao vídeo da cobertura exclusiva de AND da ocupação do bandejão:

No comments:

Post a Comment