Friday, March 16, 2018

Brasil Terra para quem nela vive e trabalha!



Terra para quem nela vive e trabalha!

Escrito por LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia
Publicado em 16/03/2018

Na quinta feira dia 08 de março, um bando armado de mais de 30 pistoleiros pagos pelo latifundiário Leonardo Andrade, atacou covardemente as famílias camponesas do Acampamento Terra Prometida, da FNL – Frente Nacional de Luta campo e cidade em Capitão Eneias. Neste ataque o dirigente estadual da FNL, Tiago Coimbra ficou gravemente ferido com tiros na cabeça e no corpo, outro camponês ferido a bala e diversos camponeses espancados, inclusive um senhor de 75 anos que teve a clavícula quebrada por uma coronhada.
O ataque foi comandado diretamente pela pistoleira Andreia Beatriz, que se apresentou como “gerente” da fazenda e quis se fazer de vítima e também contou com participação direta do advogado Robson Lima, que foram presos pois estavam no local na hora do crime.

Horas antes do ataque, as famílias suspeitaram da movimentação e ligaram para a PM de Capitão Enéas que se negou a comparecer, chegando apenas 3 horas depois acompanhada da PM de Montes Claros que foi acionada. Mesmo ouvindo os tiros que vinham de dentro da fazenda e sendo informados que as famílias estavam sendo agredidas, se negaram a entrar e só com muita insistência de um companheiro que viu tudo e conseguiu fugir, é que interviram. Ao se depararem com o corpo do companheiro atirado e sangrando, uma pessoa gritou para socorrer e o ferido ouviu de um policial local: “Deixa morrer”, mas logo outro respondeu “no meu plantão não”, revelando que a policia de Capitão Eneias estava agenciada tanto como os pistoleiros para defender os interesses do latifundiário!
Não houve troca de tiros como noticiam mentirosa e descaradamente os monopólios de imprensa comprometidos com os latifundiários até o tutano, o que houve foi um ataque com alvos premeditados contra camponeses desarmados.
Em declaração à imprensa, o delegado regional Renato Henriques afirmou que “Investigações já formalizadas indicam que dentro do parque de exposições, onde Leo Andrade estava cuidando de seus animais era o local que ele utilizava para se reunir com as pessoas, seus funcionários e ali combinaram de praticar essa reintegração de posse ilegal e criminosa”.
Este ataque revelou mais uma vez a organização criminosa dos latifundiários que se organizam na Sociedade Rural e que operam desde o parque de exposições, agenciando pistoleiros, acobertados pela polícia, sob a palavra de ordem “paz no campo”.

“Paz no campo” é a senha dos latifundiários para prender, torturar e matar camponeses, quilombolas e indígenas

parte das armas apreendidas com os pistoleiros de Leo Andrade na fazenda Norte Américaparte das armas apreendidas com os pistoleiros de Leo Andrade na fazenda Norte AméricaÉ assim que funciona em todo o Norte de Minas e no Brasil, como foi o assassinato por tocaia de nosso dirigente Cleomar Rodrigues em Pedras de Maria da Cruz, por pistoleiros e policiais civis de Januária, que publicamente prestam “serviços” aos latifundiários da região, membros da Sociedade Rural de Montes Claros.
Como temos denunciado a atuação de policiais militares de Verdelandia (antiga Cachoeirinha) que fazem escolta das fazendas e se negam a registrar os BO para os camponeses ameaçados e agredidos por pistoleiros agenciados pelo latifundiário Manoel Patrício e outros, signatários do famigerado coronel Georgino.
Foi o coronel Georgino Jorge que comandou as tropas do 10º. Batalhão da PM durante o regime militar e se aliou aos latifundiários para expulsar os camponeses e grilar suas terras em todo o Norte de Minas, principalmente em Cachoeirinha, onde em 1967 perseguiu, prendeu, torturou e assassinou os posseiros, inclusive 62 crianças.
Como ocorreu em Pau D’Arco no Pará em julho do ano passado, com a chacina de 10 trabalhadores por policiais da DECA – Delegacia de Conflitos Agrários, que escancarou à luz do dia o que acontece no campo brasileiro quase todo dia, sistematicamente, em toda a nossa história!
Este ataque, o papel da imprensa e da polícia remonta a atual situação do Brasil no campo, revelando os planos, em curso acelerado, do latifúndio e do velho e genocida Estado brasileiro, de passar à guerra aberta contra camponeses, indígenas e quilombolas, guerra contra os pobres e pretos das favelas e bairros da periferia, como parte da guerra preventiva para intimidar e tentar impedir a rebelião popular que todas estas seculares injustiças acumuladas estão fermentando por todo país.

O terror não vai parar a luta pela terra!

Mais de 50 anos desde a heroica resistência dos posseiros de Cachoeirinha e todas as chacinas e ataques contra os camponeses como em Santa Elina – Corumbiara/Ro (1995), Eldorado dos Carajás/Pa (1996), Colniza /MT (2017) e Pau D’Arco/Pa (2017) e tantos pelo país afora, revela que estes banhos de sangue não foram capazes de parar a luta dos camponeses pela terra e dos indígenas por território!
Os camponeses se levantam em todo o país exigindo seu direito sobre a terra e a água, resistindo a ameaças e despejos covardes como assistimos nesta semana, em Francisco Sá, no Acampamento Alvimar Ribeiro, resistindo à violência do latifúndio e do velho Estado brasileiro genocida!
Os camponeses retomaram as terras da fazenda Santa Elina (Ro) e retomaram as terras da Fazenda Santa Lúcia em Pau D´Arco (Pa). As famílias da Nova Cachoeirinha (Verdelândia) resistem e reafirmam que todas as terras roubadas dos posseiros em 1967 serão retomadas e as famílias do Acampamento “Terra Prometida” em Capitão Enéias resistem e exigem seu direito a viver e trabalhar com dignidade nas terras da fazenda Norte América!
Todos os ataques contra os camponeses, quilombolas e indígenas no Brasil escancara o fracasso dessa política semicolonial de FHC, seguida por Lula, Dilma e agora Temer, que no regime militar tinham em Bob Fields (Roberto Campos) e Delfim Neto seus mais ardorosos defensores, de que “exportar é o que importa!” Por “exportar” entenda-se dar de graça nossas riquezas, exportar produtos primários anulando a sua industrialização aqui obrigando o país a importar as manufaturas destas mesmas matérias-primas, a não criação de postos de trabalho mais qualificados, enquanto a minoria de parasitas exploradores - latifundiários, grandes burgueses e seus governantes de turno vendilhões da pátria, enriquecem todos a custa da miséria do povo e da subjugação da Nação!
Estes episódios sangrentos arrasam com a grande mentira de nossos tempos, a de que o agronegócio é a parte do Brasil que dá certo. Não, senhores, mil vezes não! Pro agronegócio dar certo, o Brasil tem que dar errado! Como agora! Essa é a verdade que não quer calar. Agro não é tec, não é pop. Agro é Brasil semicolonial, é trabalho servil e escravo, agro é chibata!
Um Estado em decomposição e um sistema político putrefato falido por completo e gerenciado por bandidos profissionais como Temer e sua quadrilha condenado a arrastar o país e a Nação, de crise em crise para a barbárie.
O governo Pimentel/PT que enviou tropas da PM para expulsar as famílias da Nova Cachoeirinha e em todo o estado de Minas, como ameaça despejar agora em Campina Verde as famílias da comunidade Bela Vista e que acoberta os crimes do latifúndio é parte da quadrilha do governo Temer/PMDB/PSDB que assola o país com uma crise profunda e impõe ao povo suas contra reformas , corte de gastos com saúde e educação, aumentando impostos, desemprego, miséria e violência generalizada, principalmente da polícia contra o povo pobre.
São os mesmos que preparam a volta do regime militar para assegurar os interesses do imperialismo norte americano em nosso país. O que pretendem com a intervenção militar que já se iniciou no Rio de Janeiro é a aplicação em todo o país de um regime de agressão e violência indiscriminada contra o povo e suas lutas, sob o comando das Forças Armadas reacionárias, enquanto entregam todas as riquezas da nação para os monopólios estrangeiros.
A Liga dos Camponeses Pobres conclama: destruir o latifúndio já, e tudo o que ele engendra de atraso na economia, na política, na cultura de nosso país.
Unir camponeses, indígenas e quilombolas! Com o apoio dos operários e demais trabalhadores da cidade! Varrer todo esse lixo de corrupção, miséria, injustiça, exploração, opressão e genocídio, para conquistar a Nova Democracia e o Brasil Novo.
Viva a retomada do latifúndio Norte América!
Viva a luta dos posseiros de Cachoeirinha!
Todo apoio e solidariedade aos companheiros da FNL!
Morte ao latifúndio! Viva a Revolução Agrária!

No comments:

Post a Comment