Sunday, November 18, 2018

Brasil - Public meeting to remember comrade Josè Pimenta


   
Compartilhamos com nossos leitores o convite para a homenagem ao companheiro José Sales Pimenta, organizada pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo), a ocorrer dia 30 de novembro, às 18 horas, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
José Pimenta foi presidente do Cebraspo que, sob sua direção, ampliou a solidariedade aos movimentos revolucionários e de libertação nacional no exterior, denunciou ataques ao movimento camponês e ao povo pobre das favelas das grandes cidades do Brasil, organizou missões internacionais de solidariedade e investigação de massacres ao movimento camponês. Se empenhou especialmente na constituição da Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo)
.
Antes, ainda na juventude, Pimenta teve intensa atuação política na luta de resistência ao regime militar fascista desde o movimento estudantil. No fim da década de 1970, Pimenta foi eleito presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG na retomada da entidade das mãos dos agentes do regime fascista; participou da reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), sendo integrante das duas primeiras diretorias da entidade reconstruída. Atuou destacadamente na articulação da frente única contra o regime militar fascista serviçal do imperialismo ianque, participando das batalhas mais importantes, não só em Juiz de Fora e no estado de Minas Gerais, como também em todo o país. Desde então, sempre participou das lutas do povo pobre no campo e na cidade, tomando parte do movimento revolucionário de ruptura com as ilusões constitucionais e de afirmação do caminho da revolução.
Zé Pimenta foi também um entusiasta da imprensa popular e democrática e importante apoiador do jornal A Nova Democracia, divulgando o jornal, sugerindo pautas, indicando fontes, vendendo assinaturas, debatendo e criticando construtivamente nosso trabalho.
A matéria completa produzida pela ocasião do seu falecimento pode ser lida aqui.
Abaixo, seguem os convites.

No comments:

Post a Comment