Sunday, May 22, 2016

Brasil - Repressão e brutalidade contra manifestação estudantil em Goiânia



Na tarde de ontem (19), esudantes secundaristas, universitários e professores participavam de manifestação contra o plano de liquidação do ensino público estadual, orquestrado pela secretária de educação Raquel Teixeira e do governador Marconi Perillo a serviço do grupo Kroton e do Banco Itaú que tem interesses escusos na privatização da educação brasileira. No início do ano as ocupações de quase 30 escolas fizeram o gerencimento estadual de Goiás voltar atrás no plano de implantar as OS nas escolas. Porém, agora, mudando sua tática, Marconi Perillo pretende criar Escolas Técnicas Estaduais que seriam regidas por OS como teste do modelo privatizador.
Animados pelas vitórias conquistadas até o momento, o movimento popular organizou nova passeata para divulgar à população os novos planos do gerencimento estadual. Os lutadores não esperavam que José Eliton - futuro candidato ao governo estadual, secretário de segurança pública, vice-governador e governador em exércio, visto que Marconi Perillo vendia o estado nos EUA - atirasse brutalmente a Polícia Militar contra os manifestantes.
Outra vez uma manifestação popular termina em prisões em Goiânia. Dois estudantes da Universidade Federal de Goiás, um da Geografia e outro da Biologia, além de uma secundarista foram presos e agredidos. Vários outros manifestantes ficaram machucados com as bordoadas e muitos desmaiaram por conta do gás lacrimogênio atirado aos montes por lança-granadas. Segundo a PM, dois policiais foram feridos.

No comments:

Post a Comment