Monday, January 20, 2025

Brasil - Youtube censura canal de AND: info/solidarity

Acompanhe o caso e saiba onde ver os programas A Propósito e Plantão Palestina

Um dia após o Youtube desmonetizar o canal do jornal A Nova Democracia, a plataforma de vídeos decidiu hoje (15/1), sem aviso prévio, encerrar todo o canal de nossa tribuna por conta da nossa corajosa cobertura jornalística revolucionária ter supostamente violado as reacionárias diretrizes de segurança da plataforma.

Agora, os programas A Propósito e Plantão Palestina podem ser vistos no X (antigo Twitter), Instagram e Twitch, conforme nos links abaixo:

O banimento do Youtube proíbe o AND de baixar o próprio acervo jornalístico que estava no canal. São mais de 15 anos de produção audiovisual, dentre eles coberturas exclusivas de crimes do velho Estado brasileiro contra o povo e de momentos históricos da luta das massas populares de nosso país.

Para a Redação de AND, só é possível supor que o Youtube considere a histórica cobertura de nossa tribuna sobre a guerra camponesa revolucionária travada nos rincões do Brasil ou sobre a guerra de libertação nacional do povo palestino como uma violação das diretrizes reacionárias.

Palestine ChronicleThe Red Herald, a Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), o Jornal dos Trabalhadores e das Trabalhadoras e o Diário da Causa Operária (DCO) denunciaram a censura sofrida pelo jornal A Nova Democracia pela plataforma de vídeos Youtube. Além disso, milhares de pessoas tomaram parte na divulgação da denúncia através das redes sociais, que conta com apoio de entidades pró-Palestina e personalidades como o João Carvalho.

O jornal A Nova Democracia continua a transmitir os programas diários de notícia na sua rede social Instagram, como compromisso de não reduzir a cobertura jornalística apesar da censura. Em breve, o AND estará anunciando a transmissão em outras plataformas e a publicação de reportagens especiais.

Além disso, o jornal A Nova Democracia já está em contato com advogados especializados na defesa de jornalistas vítimas de censura e perseguição e planeja, em breve, mover uma contestação e uma liminar contra o YouTube.


No comments:

Post a Comment