No dia 8 de julho, o corpo do jovem Lucas Lima Batista foi encontrado sem vida a poucos metros do acampamento Jhone Santos, localizado no município de Vilhena, a 25 km do distrito São Lourenço.
Lucas tinha apenas 21 anos, nascido em Jaru. Assim como milhões de jovens desempregados, Lucas sonhava com a possibilidade de conseguir um lote para viver com dignidade, e lutava por um pedaço de terra na Área Jhone Santos.



Lucas Lima Batista assassinado.

Lucas foi assassinado a tiros por bando armado do latifundiário Heládio Cândido Senn. Esse bandido, assassino e ladrão de terra é conhecido como Nego Zen. É o mesmo bandido que comandou pessoalmente seu bando armado em setembro de 2014, na ocasião em que, dentre inúmeros crimes contra famílias do acampamento Gilson Gonçalves, sequestrou, torturou e manteve sob cárcere privado dois camponeses. Mesmo tendo sido denunciado e preso junto com outros elementos do seu bando portando diversas armas de fogo, tais crimes permaneceram impunes.
No dia 26 de junho desse ano, dias antes do assassinato de Lucas, a pm comandada pessoalmente pelo comandante-geral, coronel Ronaldo Flores realizou operação contra as famílias da área Jhone Santos. Junto aos policiais estavam pistoleiros do latifundiário Nego Zen. Na operação atacaram as famílias covardemente, mantiveram os camponeses sob ameaça de armas de fogo até tarde da noite, queimaram suas roças, pertences, barracos e casas, torturaram ao menos uma mulher e um jovem.
Desde 2015 as famílias do acampamento Jhone Santos já sofreram com vários despejos. Em todos eles tiveram benfeitorias e seus poucos pertences, que conseguem conquistar com muito trabalho, queimadas pela polícia.
O assassinato de Lucas tem o mesmo modus operandi aplicado pelos bandos armados do latifúndio compostos de pistoleiros e policiais, apoiados, protegidos e acobertados pela cúpula da área de segurança do Estado, que agem impunemente como “grupos de extermínios” assassinando camponeses combativos e lideranças da luta pela terra.
Responsabilizamos o ladrão de terra, bandido e assassino Nego Zen. Responsabilizamos o comandante-geral da pm, coronel Ronaldo Flores, o superintendente do Incra e o ouvidor agrário de Rondônia, Brito e Erasmo. Vocês estão com as mãos sujas de sangue!
Mas o sangue do jovem Lucas, assim como de tantos outros lutadores e lutadoras tombados não terá sido em vão.
E não cansamos de repetir, o terror do latifúndio e de seu velho Estado não vai parar a luta pela terra!
Só faz acumular ainda mais ódio e revolta! Em breve as massas camponesas se levantarão em grandes ondas para varrer o latifúndio, através da Revolução Agrária!
E mais cedo que tarde o povo cobrará a conta de tantos assassinatos e injustiças!
Punição para os mandantes e assassinos de Lucas!
Companheiro Lucas, presente na luta!
Viva a resistência dos camponeses da área Jhone Santos!
Conquistar a terra! Destruir o latifúndio!
Viva a Revolução Agrária!