Monday, February 2, 2015

Brasil - Centro do Rio de Janeiro tem dia de revolta popular e repressão do Estado


O dia 30/01 foi marcado por revolta e repressão, na cidade do Rio de Janeiro. De tarde, agentes da Guarda Municipal tentaram impedir os ambulantes de trabalharem no Camelódromo da Uruguaiana, no Centro da cidade. Um grande contingente de guardas e do GOE (Grupo de Operações Especiais, que seria uma “tropa de elite da GM) foi lançada sobre os ambulantes, que resistiram bravamente. Por volta das 18hs centenas de manifestantes compareceram ao 5º ATO CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS E PELA LIBERDADE DE TODOS OS PRESOS POLÍTICOS, que estão ocorrendo desde a vigência de mais esse abusivo aumento.
Guarda Municipal em posição para atacar ambulantes. Foto de Leandro Farias.

 Os manifestantes percorreram a Avenida Presidente Vargas em direção à Central do Brasil entoando palavras de ordem contra o aumento das passagens, a polícia, contra todos os gerenciamentos de turno, em apoio aos camelôs e pela liberdade de todos os presos políticos.

Foto de Anderson Freitas, na Avenida Presidente Vargas.

Governista, quem aumenta a passagem é você!
Sabendo da nova onda de protesto popular que se está gestando por todo o país devido ao “ajuste fiscal” (nome pelo qual os marqueteiros do governo apelidaram a crise que está se abatendo sobre o capitalismo burocrático no Brasil), que se está refletindo sobre as massas com os cortes de direitos trabalhistas, aumento da luz, água e, também, com o aumento das passagens dos transportes coletivos, os setores do oportunismo encastelados há 12 anos no aparato central do velho Estado (PT e Pêcedobê) adotaram a tática de cinicamente “levar a militância para as ruas”. Dessa maneira, esses pelegos, que fazem parte do governo que está prendendo e processando manifestantes, fingem estar “solidários com a luta” enquanto tentam desmobilizar a luta “por dentro”. Tentaram participar das quatro manifestações anteriores, sempre tentado impor trajetos afastados da população e transformar a passeata em uma festa despolitizada. Entretanto a juventude combatente em todas as manifestações não têm deixado em pune esses traidores e brada em alto e bom som no focinho dos governistas que “quem aumenta a passagem é você!”. Sabendo do rechaço que os aguardava, nem deram as caras nesse último ato.

Não adianta reprimir!
Desde o início da marcha os cães de Dilma/Pezão/Paes (PT/PMDB/Pêcêdobê) usaram a já conhecida tática nazista do “envelopamento” na tentativa de afastar os manifestantes da população. Os manifestantes tentaram se adiantar ao cerco correndo, mas não conseguiram furá-lo por muito tempo. Ao chegar à Central do Brasil, o ato foi atacado a golpes de cassetete por policiais. Segundo informações, três manifestantes ficaram feridos, dentre eles um que teve a perna fraturada e outro que teve um grave ferimento na cabeça. Longe de minar a disposição de luta da juventude combatente, essa repressão só irá aumentar o ódio de classe e o protesto popular. Novas manifestações estão marcadas e no próximo dia 5 de fevereiro (quando se completa 1 ano do acidente com o cinegrafista Santiago Andrade) acontecerá um ato pela liberdade de todos os presos políticos, com concentração no Tribunal de “Justiça”. Convocamos a toda a juventude combatente a se somar a esse ato e intensificar a luta CONTRA O AUMENTO E PELA LIBERDADE DE TODOS OS PRESOS POLÍTICOS! O link para o evento do facebook para o próximo ato pode ser acessado em: https://www.facebook.com/events/412886268861834/?ref_newsfeed_story_type=regular

No comments:

Post a Comment