Campinas/SP: estudantes repelem a repressão e são detidos
Estudantes secundaristas do
bairro de periferia DIC (Distrito Industrial de Campinas) saíram em
protesto na manhã desta terça-feira em Campinas/SP (90 km de São Paulo)
contra a reforma do ensino.
A passeata seguia pacífica quando foi
atacada pela Guarda Municipal (GCM) que agrediu e algemou alguns
adolescentes. Em resposta, os estudantes não se intimidaram e se
defenderam com pedras e paus. Um guarda saiu ferido.
Ocupações em defesa da educação pública – o exemplo do IFG de Águas Lindas
Roniery Rodrigues Machado
Nos
primeiros dias de outubro os estudantes secundaristas de várias
escolas, principalmente do Paraná, ocuparam dezenas de escolas em luta
contra o nefasto pacote de medidas da gerência de Michel Temer/PMDB que
visam privatizar a educação pública. As principais medidas são:
- A PEC 241 – que congela os investimentos em gastos sociais (educação, saúde, assistência social, saneamento) por 20 anos;
- PLS 193/2016 – a Lei da Mordaça que retira a autonomia da atividade docente e a perspectiva crítica da educação, além de tornar crime a promoção ou permissão pelo docente de qualquer discussão crítica;
- Medida Provisória 746/2016 que visa excluir disciplinas de base humanística, retrocede a concepção de ensino médio e precariza o trabalho docente;
- Além do avanço nas contrarreformas trabalhista e da previdência que foram anunciadas como prioridade.
Entre as
escolas ocupadas destacam-se os Institutos Federais (IFs). A despeito
dos anos de abandono da gerência de Fernando Henrique Cardo (PSDB) e das
gerências petistas com sua expansão precarizada como parte da
contrarreforma universitária que tinha como fim último a privatização
que ora se torna realidade, os Institutos ainda são considerados centros
de excelência. Os IFs são escolas públicas e gratuitas e realizam briga
de peso com outras escolas nos índices oficiais como as melhores
escolas do país, são exemplos de que com uma boa estrutura, com
professores qualificados e melhor remunerados é possível ter uma
educação pública que funcione.
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