Marco resplandecente da história do proletariado
Nenhum fato teve tanta importância para o destino de nosso país, particularmente para as classes que compõem o povo brasileiro, quanto a fundação do Partido Comunista do Brasil (P.C.B) em 25 de março de 1922. Seu congresso de fundação foi realizado nos dias 25, 26 (no Rio de Janeiro - RJ) e 27 (em Niterói - RJ) de março de 1922 e os nove participantes do congresso representaram 73 comunistas de diferentes pontos do país. Seus fundadores são Astrojildo Pereira (jornalista), Hermogênio da Silva Fernandes (eletricista e ferroviário), Manoel Cendón (Alfaiate), Joaquim Barbosa (alfaiate), Luis Peres (artesão vassoureiro), José Elias da Silva (funcionário público), Abílio de Nequete (barbeiro), Cristiano Cordeiro (funcionário público) e João da Costa Pimenta (tipógrafo).
Foto histórica dos fundadores do PCB
Ademais de sua fundação destacam-se marcos monumentais em sua heroica trajetória:- O Levante Popular de 1935;
- A cisão com o PCB revisionista de Prestes e a reconstrução do Partido Comunista do Brasil em 1962;
- A Ruptura com o revisionismo kruschovista;
- A Heroica Guerrilha do Araguaia como fruto da definição pelo pensamento Mao Tsetung.
Após o episódio conhecido como “Chacina da Lapa”, a luta por um correto balanço da experiência do Araguaia foi sepultada por mil manobras oportunistas de João Amazonas e sua camarilha revisionista e o PCdoB foi liquidado enquanto partido revolucionário. Sob a continuação da sigla PCdoB, Amazonas criou um novo partido revisionista.
Hoje, as siglas PCdoB e PCB, bem como outras como PCR, PCML, PPS, PSB, etc, isso para não falar do leque de organizações trotskistas que pululam por aí, fundem-se num programa único revisionista e oportunista-eleitoreiro.
Em 2012, o Núcleo de Estudos do Marxismo-leninismo-maoísmo publicou nas páginas do AND uma série de artigos sobre os 90 anos da fundação do PCB, desde seus antecedentes até a luta pela reconstituição do autêntico partido do proletariado em nosso país.
“Os verdadeiros marxistas brasileiros dos dias de hoje, principalmente as novas gerações, devem tirar sérias lições da história heroica da luta pelo desenvolvimento do partido comunista em nosso país. Particularmente retomar o processo de seu ponto mais elevado, iniciado com a Reconstrução de 1962, que chegou até à Guerrilha do Araguaia, elevando no mais alto grau o exemplo imperecível do sacrifício dos heroicos quadros, militantes e massas que lutaram por alçar o partido comunista à direção das amplas massas populares”, destacam os autores da série em sua conclusão.
É com grande satisfação que anunciamos aqui a publicação em brochura desta série de artigos pelo Núcleo de Estudos do Marxismo-leninismo-maoísmo, que será lançada no 25 de março próximo, quando se completam 94 anos da fundação do P.C.B. Em breve esta importante publicação poderá ser adquirida também na redação do AND!
No comments:
Post a Comment