Tuesday, December 26, 2023

Declaração Conjunta - Brasil - nueva firma

Viva o Marxismo-Leninismo-Maoismo!

Declaração Conjunta

Por Ocasião do 130º Aniversário de Nascimento do Grande Professor Marxista Camarada Mao Tse-tung

Proletários e Povos Oprimidos do Mundo – Uni-vos!

Prestemos homenagem ao grande professor marxista, camarada Mao Tse-tung, por ocasião do seu 130º aniversário de nascimento. Prestemos homenagem revolucionária às heróicas filhas e filhos dos povos oprimidos de todo o mundo que deram as suas vidas na luta revolucionária por uma nova sociedade livre da exploração e da opressão e do Socialismo-Comunismo lutando heroicamente contra os reacionários.

O objetivo da declaração conjunta é manter a reputação e a exigência do Marxismo-Leninismo-Maoismo no avanço dos movimentos de libertação nacional, dos amplos movimentos anti-imperialistas, das revoluções socialistas proletárias nos países capitalista-imperialistas e das revoluções democráticas. Nesta ocasião, é importante compreender que a revolução e a construção socialista são impossíveis sem a ciência do marxismo-leninismo que o grande professor marxista camarada Mao preservou, desenvolveu e enriqueceu. Os líderes mais brilhantes do proletariado internacional, Marx, Engels, Lenine, Estaline e Mao Tse-tung moldaram o Marxismo-Leninismo-Maoismo. Reconhecemos o Maoismo como o estágio qualitativo, novo e terceiro superior do Marxismo-Leninismo. O Marxismo-Leninismo-Maoismo é a teoria mais avançada. Por ocasião do 130º Aniversário de Nascimento do Camarada Mao Tse-tung, declaremos firmemente ao proletariado internacional e aos povos oprimidos do mundo que o Marxismo-Leninismo-Maoismo é a ideologia que nos guia.

Viva o Marxismo-Leninismo-Maoismo!

O marxismo é uma ciência ativa, não um dogma sem vida. Está em relação viva com a prática e contribui para ela. Desenvolve-se constantemente e enriquece-se no processo de desenvolvimento da luta de classes, da luta pela produção e da experimentação científica. A ideologia, teoria ou ciência do Marxismo (-Leninismo-Maoismo) é a síntese das experiências de luta de classes de todos os países e em todos os sectores durante os últimos quase 175 anos. Esta é uma entidade abrangente de filosofia, economia política e socialismo científico ou lutas de classe proletárias.

Marx, Engels, Lenine, Estaline e Mao desenvolveram-na a partir da fornalha da luta de classes e na luta teórica contra a ideologia burguesa, o revisionismo, as suas variantes e outras diversas tendências estranhas durante os últimos 175 anos. O MLM é uma arma invencível nas mãos do proletariado internacional e dos povos explorados. É uma arma que ajuda o proletariado a compreender o mundo, a fazer a revolução e a mudá-lo. É uma ideologia científica viva que é constantemente desenvolvida e enriquecida no processo de prática revolucionária no Movimento Comunista Internacional.

“O Marxismo-Leninismo-Maoismo é a arma invencível que permite ao proletariado compreender o mundo e mudá-lo através da revolução. É uma ideologia viva e científica, universalmente aplicável, em constante desenvolvimento e enriquecida através da sua aplicação na realização da revolução, bem como através do avanço do conhecimento humano em geral. O Marxismo-Leninismo-Maoismo é o inimigo de todas as formas de revisionismo e dogmatismo. É todo-poderoso porque é verdade” – do 'Documento do MRI de 1993', 'Viva o Marxismo-Leninismo-Maoismo'.

Karl Marx – Marxismo

Karl Marx desenvolveu a filosofia materialista dialética como método e perspectiva junto com seu associado próximo, Frederich Engels. Eles aplicaram o método dialético para conhecer as regras de movimento do desenvolvimento social. Este é o Materialismo Dialético. Marx trouxe à luz as regras de movimento do capitalismo, incluindo as suas contradições de classe e a origem da exploração, teorizou a mais-valia que é a base da exploração e desenvolveu a teoria da economia política. Ele desenvolveu o socialismo científico dependendo da teoria da luta de classes. Ele formulou os princípios que orientam a estratégia e a tática da luta de classes proletária. Ele disse: “Os filósofos apenas interpretaram o mundo, de várias maneiras; o objetivo é mudar isso.”

Marx sintetizou o conhecimento que a humanidade adquiriu durante séculos. Dependendo principalmente das questões racionais da filosofia tradicional alemã, da economia política tradicional inglesa e da teoria da luta de classes revolucionária francesa e das teorias socialistas, Marx inventou o conceito materialista dialético relacionado com a história. Ele definiu a essência humana como a entidade das relações sociais.

No seu famoso texto, “Capital”, ele explicou a teoria do valor do trabalho. Dependendo da regra da contradição, Marx descobriu a contradição fundamental no capitalismo. Ele explicou as crises capitalistas como outra manifestação da contradição fundamental no capitalismo. Marx e Engels perceberam que o proletariado emergiu como a classe social mais revolucionária e a força motriz do desenvolvimento social. No processo de alcançar a libertação da escravatura assalariada, o proletariado libertará toda a sociedade de todos os tipos de exploração e opressão de classe e avançará em direcção a uma sociedade sem classes. Eles perceberam que, para o efeito, precisavam de estabelecer a sua própria organização avançada, que é o partido proletário, e trabalharam para o mesmo.

Descreveram que a contradição entre as forças de produção e as relações de produção na sociedade de classes se reflete como uma contradição de classe e que a história da sociedade de classes é a das lutas de classes. O marxismo nasceu em tempos de grandes mudanças na história humana e quando alguns estados capitalistas ocidentais estabeleciam a hegemonia no mundo. Marx e Engels desempenharam um papel importante na formação dos Partidos Comunistas e na Primeira Internacional e na sua orientação. Eles disseram: 'Trabalhadores de todos os países, uni-vos!' e forneceu perspectiva internacional e solidariedade de camaradagem aos trabalhadores de vários países.

Marx e Engels explicaram como o Estado nasce, se desenvolve e desaparece no processo de desenvolvimento da sociedade humana, desde a sociedade escravista até ao comunismo. Marx e Engels derrotaram todas as teorias socialistas utópicas pequeno-burguesas e estabeleceram firmemente os princípios do socialismo científico. O método marxista foi aceito para compreender e desenvolver quase todas as ciências, desde a ciência comum até a estratégia e tática revolucionárias.

A perspectiva revolucionária, a teoria política e o método dialético desenvolvidos por Marx representam o primeiro grande marco no desenvolvimento da ideologia científica proletária.

VI Lenin – Leninismo

Lenin herdou os ensinamentos revolucionários de Marx e Engels em meio às chamas da revolução socialista nas condições históricas da era do imperialismo. Eles preservaram firmemente esses ensinamentos. O leninismo é o marxismo relacionado à era do imperialismo e das revoluções proletárias. O camarada Lênin fez grandes contribuições para enriquecer os três componentes do marxismo. Ele desenvolveu a compreensão do partido proletário, da violência revolucionária, do Estado, da ditadura do proletariado, do imperialismo, da questão dos agricultores, da questão das mulheres, da questão da nacionalidade, da Guerra Mundial e das tácticas proletárias da luta de classes para um estágio muito mais elevado.

A teoria do materialismo desenvolvida por Lenin e a sua definição de matéria fortaleceram ainda mais os fundamentos do materialismo filosófico marxista. A magnífica análise do imperialismo de Lénine é um grande complemento ao marxismo. Ele explicou cientificamente a transformação do capitalismo da sua fase capitalista pré-monopolista para a fase de monopólio e como esta fase mais elevada do capitalismo leva a guerras e revoluções. Ele destacou que a guerra imperialista é a continuação da política imperialista, a fase mais elevada e última do capitalismo. Portanto, ele disse que este é o alvorecer da revolução proletária.

Outra grande adição do camarada Lénine foi a sua ênfase de que o proletariado deve destruir definitivamente a máquina estatal burguesa e estabelecer a ditadura do proletariado em seu lugar.

Dado que o capitalismo se desenvolve de forma desigual em vários países, o socialismo é alcançado primeiro num elo fraco da cadeia imperialista num ou em alguns países. Os países capitalistas ainda existirão. Estes ajudarão os imperialistas a agir contra os estados socialistas recentemente desenvolvidos. Os Estados Socialistas devem ser preservados e a Revolução Socialista Mundial deve ser alcançada. Portanto, a luta será prolongada. O camarada Lénine forneceu este entendimento.

Chegando à organização do Partido ele disse isso. O Partido deve ter uma rede de membros muito ampla e um núcleo de Revolucionários Profissionais. Tal partido político deve definitivamente misturar-se com o povo e dar grande importância à iniciativa criativa do povo na construção da história.

A compreensão leninista sobre a questão da nacionalidade é um estágio qualitativamente superior. O camarada Lénine explicou que todas as nacionalidades têm o direito à igualdade completa, o direito à autodeterminação, incluindo o da secessão e, em última análise, ao estabelecimento de uma federação de todas as nacionalidades. Ele explicou como a questão nacional e colonial é parte integrante da questão geral da revolução proletária mundial. De acordo com a tese colonial nacional do camarada Lénine, os movimentos revolucionários proletários e as colónias dos países capitalistas devem aliar-se aos movimentos de libertação nacional. Esta aliança pode destruir as colónias e também a aliança dos imperialistas, das forças reaccionárias burguesas feudais e compradoras nos países dependentes. Portanto, acabará inevitavelmente com o sistema imperialista em todo o mundo.

O camarada Lénine formou a Terceira Internacional imediatamente após o fim da guerra. Ele moldou-o numa arma poderosa do proletariado internacional na luta contra o imperialismo.

Enquanto o marxismo é a teoria da era em que o capitalismo se desenvolveu de forma relativamente pacífica, o leninismo é a teoria relacionada com a era do imperialismo e das revoluções proletárias.

Colaborador próximo de Lenine, o camarada Estaline aplicou, preservou e desenvolveu criativamente o Marxismo-Leninismo. Ele liderou o Movimento Comunista Internacional durante três décadas após a morte do camarada Lênin. Ele desempenhou um papel magnífico na vitória alcançada sobre o fascismo de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

Estaline preservou e desenvolveu o Marxismo-Leninismo na luta contra os inimigos do Leninismo, tais como os Trotskistas, os Zinovievistas, os Bukharinistas e outros agentes burgueses e vários tipos de oportunismo. Ele deu uma contribuição duradoura ao Movimento Comunista Internacional através de seus vários escritos teóricos.

Mao-Maoísmo

O camarada Mao combinou a revolução chinesa e a revolução proletária internacional com a verdade universal do Marxismo-Leninismo. Ele herdou, preservou e desenvolveu o Marxismo-Leninismo. Ele desenvolveu o Marxismo-Leninismo a um nível novo e mais elevado nos sectores da filosofia, economia política, ciência militar e socialismo científico. O camarada Mao desenvolveu ainda mais a Estratégia-Táctica Marxista-Leninista. Ele desenvolveu o conceito de Guerra Popular Prolongada no processo de 28 anos de luta revolucionária na China colonial, semicolonial e semifeudal e com a experiência da China numa condição totalmente diferente da da Europa capitalista. A teoria da Nova Democracia é uma adição distinta ao Arsenal do Marxismo-Leninismo.

A revolução da China foi bem sucedida em 1949. Mais tarde, no processo de luta mundial contra o revisionismo de Khrushchev e o revisionismo moderno, ele fez poucos grandes acréscimos ao marxismo. Esta luta teórica veio a ser conhecida como “Grande Debate” no Movimento Comunista Internacional. Desde então, ele fez acréscimos ao Arsenal do Marxismo-Leninismo. Ele iniciou e liderou a Grande Revolução Cultural Proletária (GPCR) que abalou o mundo. A Revolução Cultural indica uma virada histórica no Movimento Comunista Internacional. Durante o período, desenvolveu a teoria da revolução contínua na ditadura do proletariado com o objectivo de impedir a restauração capitalista num país socialista, de fortalecer o sistema socialista e a ditadura do proletariado e de avançar em direcção ao comunismo em todo o mundo. No geral, o camarada Mao desenvolveu a ciência do Marxismo-Leninismo para a sua terceira fase, mais elevada e qualitativamente nova.

Mao prestou serviços valiosos no desenvolvimento do materialismo dialético, da filosofia proletária, incluindo a teoria do conhecimento. Ele desenvolveu o princípio das contradições e deu um salto conceitual. Ele sugeriu que o princípio das contradições, a unidade e a luta dos opostos é a regra fundamental do movimento que controla a sociedade, incluindo a natureza e os pensamentos dos humanos. Ele disse: “…O socialismo científico, a filosofia e a economia política são os três componentes fundamentais do marxismo. A luta de classes é a base das ciências sociais…”. Ele também desenvolveu uma compreensão dialética em relação às forças de produção, às relações de produção, entre teoria e prática, entre base econômica e superestrutura, entre matéria e consciência e outros fenômenos. Os conceitos de 'Servir ao povo' e 'Linha de Massa' são os principais componentes relacionados à compreensão na prática de toda a obra de Mao. A Grande Revolução Cultural Proletária que ocorreu para moldar o partido e toda a sociedade para lutar contra os valores feudais e burgueses e para atingir os centros burgueses dentro do partido enriqueceu este método de investigação.

Ele fez uma análise crítica aprofundada da economia soviética, tirou lições das experiências positivas e negativas da construção socialista na Rússia Soviética e analisou as regras de movimento específicas que controlam a construção socialista. Ele disse que deve ser mantido um equilíbrio adequado entre o crescimento das forças de produção e a correspondente mudança nas relações de produção através do slogan “Caminhar sobre duas pernas”. Ele inferiu que a superestrutura e a consciência podem mudar a base e que a política deve estar no comando em todos os sectores para desenvolver consistentemente as relações de produção. Outra grande adição de Mao é que o capital burocrático está entrelaçado com o imperialismo e o feudalismo e possui um carácter comprador.

Mao não só desenvolveu o conceito leninista de “Revolução em duas fases” no campo do socialismo científico, mas também os princípios da transformação socialista. A nova democracia visava não apenas o sistema feudal, mas também o imperialismo. Afirmou que as tarefas democráticas burguesas só serão concluídas na fase actual na liderança do proletariado como parte da Revolução Socialista Mundial. Pela primeira vez, Mao estabeleceu o conceito de Estado com transformação socialista, constituído pela ditadura democrática popular de quatro classes como a primeira etapa da transformação para a ditadura do proletariado. Mais tarde, Mao também estabeleceu a base teórica, política, cultural e económica para a transformação da fase revolucionária democrática para a fase socialista. Mao explicou muito bem a compreensão revolucionária de como desenvolver o socialismo desde a sua fase primária até à sua fase superior, o comunismo.

No que diz respeito às tácticas proletárias, ele acrescentou a “Guerra Popular Prolongada” ao Arsenal da revolução. Esta é uma contribuição vital para táticas estratégicas revolucionárias. É qualitativamente novo. Ele não só desenvolveu ainda mais a compreensão leninista do partido proletário e construiu um novo tipo de partido com base no centralismo democrático, mas também construiu um novo tipo de partido que pode aceitar a crítica-autocrítica, a campanha de rectificação e pode desenvolver-se através de duas linhas luta. Ele desenvolveu uma teoria abrangente relacionada à Frente Unida e seus princípios. Mao entregou a teoria militar ao proletariado internacional. Ele levou a teoria e a prática da revolução a um estágio novo e superior com o conceito de Guerra Popular. Ele provou que podemos enfrentar eficientemente uma força forte com as regras da guerra de guerrilha, tais como “recuar quando o inimigo começa a atacar, assediar quando o inimigo está cansado, perseguir o inimigo na sua retirada”.

Quer a revolução tome o caminho da luta prolongada ou da insurreição geral, os conceitos fundamentais da Guerra Popular aplicar-se-ão em todo o mundo. Tomar o poder através da força armada e destruir a máquina estatal existente será a tarefa central de qualquer revolução. Toda a prática deve ser centralizada na luta armada, caso contrário as acções preparatórias para a insurreição geral devem ser aceleradas. Mesmo agora, a Guerra Popular é o método mais abrangente para derrotar o inimigo. A Guerra Popular tornou-se um princípio universal para os países coloniais, semicoloniais e semifeudais a partir da prática revolucionária concreta da revolução chinesa. Este é o princípio da guerra mais desenvolvido cientificamente nas mãos do proletariado para eliminar o imperialismo, o feudalismo e a burguesia. Esta é uma arma principal na guerra contra o imperialismo em todo o mundo.

Outra nova teoria que Mao desenvolveu é que o Partido, o Exército e a Frente Unida são as “Três Armas Magníficas”. Ele disse, 'nossa experiência de 18 anos mostra que a Frente Unida e a luta armada são duas armas fundamentais para derrotar o inimigo. A Frente Unida deve continuar a luta armada. O Partido é um guerreiro ousado que empunha essas duas armas da Frente Unida e da Luta Armada e destrói as bases inimigas. É assim que estes três se relacionam mutuamente”. O Centralismo Democrático é uma contribuição significativa relacionada à teoria das regras de construção do partido proletário.

Mao explicou o entendimento em relação à questão da Mulher, sobre Arte e Cultura e Imperialismo e Questão Nacional. A luta teórica travada pelo Partido Comunista da China na liderança de Mao contra o revisionismo moderno de Khrushchev que surgiu na Rússia ficou conhecida como “Grande Debate”. Mao liderou a GPCR como um salto qualitativo na preservação e implementação da ditadura do proletariado. Ele abordou a “luta de classes na superestrutura” com o slogan “Bombardeie o quartel-general”. Ele desenvolveu assim esta ciência numa fase nova, qualitativa e superior no processo de combinação da verdade do Marxismo-Leninismo com a prática concreta da revolução chinesa.

Do ponto de vista actual, o Maoismo é particularmente essencial para compreender as “retiradas do socialismo”. É graças ao Marxismo-Leninismo-Maoismo que podemos explicar os retrocessos da sociedade socialista e, além disso, podemos estar armados com a arma da necessidade de "realizar milhares de revoluções culturais" como a Grande Revolução Cultural Proletária liderada pelo camarada Mao contra o perigo da retirada.

Marxismo-Leninismo-Maoismo como a Nova, Terceira e Superior fase do Marxismo

O conceito “Marxismo-Leninismo-Maoismo, principalmente Maoismo” não compreende a abrangência do Marxismo-Leninismo-Maoismo. Isto vai contra a compreensão de que a teoria proletária é uma entidade viva e divisiva e que tudo o que foi alcançado até agora universalmente a partir da prática revolucionária proletária está incorporado nela. Também equivale a negar o socialismo científico ao passado e aplicá-lo à contribuição de Mao Tsé-tung. Esta é a arma mais poderosa. Com esta arma, podemos lutar e derrotar a ideologia de classe burguesa e todos os tipos de revisionismo, incluindo aquele que está sob o véu do Maoismo.

O marxismo emergiu como uma ciência da natureza, da sociedade e do processo do pensamento humano e como uma ciência revolucionária. Nasceu no momento em que o proletariado emergiu como uma classe revolucionária capaz de moldar o futuro da sociedade juntamente com o seu próprio futuro. Desenvolveu-se para um estágio novo e superior no Marxismo-Leninismo. Mais tarde, desenvolveu-se ainda mais no Marxismo-Leninismo-Maoísmo. É um sistema filosófico abrangente, economia política, socialismo científico e a estratégia e táctica para compreender o mundo e transformá-lo através da revolução.

O Nono Congresso do PCC, realizado sob a liderança do camarada Mao em 1969, forneceu uma análise histórica e abrangente sobre o pensamento de Mao (agora Maoismo). Segundo ele, o Pensamento Mao alcançou o reconhecimento dos Marxistas-Leninistas do mundo desde a época do Grande Debate, alcançou importância histórica e tornou-se o estágio qualitativo, novo e mais elevado no desenvolvimento da ideologia proletária na época do Nono Congresso da PCC.

O Marxismo-Leninismo-Maoismo é uma entidade abrangente. O Maoismo é o actual Marxismo-Leninismo. Negar o Maoismo é negar o Marxismo-Leninismo. O Maoísmo deu contribuições distintas em relação à filosofia, economia política, ciências sociais, construção partidária, Nova Revolução Democrática através da Guerra Popular, revolução Socialista, organização e várias outras questões, como a Revolução Cultural Proletária.

Derrotar o revisionismo moderno faz parte do desenvolvimento do Marxismo-Leninismo-Maoismo

Desde que o social-imperialismo soviético deixou de ser uma superpotência, surgiram as teorias neo-revisionistas de Avakian de que “os EUA são a única superpotência hegemónica” e de Prachanda de que “os EUA são um estado imperialista globalizado”. A teoria “ultra-imperialista” de Kautsky é a base de todas estas teorias “modernas” oportunistas. Segundo esta teoria, é impossível alcançar a vitória sobre o imperialismo. Com base nisto, o partido Maoista do Nepal deu as mãos às classes dominantes compradoras e traiu severamente a revolução do Nepal, a Guerra Popular, o movimento Comunista Mundial, especialmente o movimento revolucionário do Sul da Ásia. Compreender a teoria do Marxismo-Leninismo-Maoismo como uma entidade será um aspecto vital para derrotar tais teorias erradas neo-revisionistas.

A linha de demarcação entre o marxismo e o oportunismo é reconhecer que na ditadura do proletariado a luta de classes se estende e se torna ainda mais complexa.

Hoje, aqueles que o estendem – percebem a existência de classes e contradições de classe antagónicas ao longo de todo o Socialismo até chegar ao Comunismo; perceber a existência da classe burguesa no partido; e para realizar a revolução sob a ditadura do proletariado são os verdadeiros Marxistas-Leninistas-Maoistas.

Assim, vemos que só podemos enriquecer esta ciência proletária do Marxismo-Leninismo-Maoismo no processo da sua aplicação criativa e no processo de sintetizá-la a partir das nossas experiências revolucionárias.

Situação internacional

Internacionalmente, as três contradições fundamentais intensificam-se dia após dia. A crise económica espalhada por todo o mundo está a empurrar as pessoas oprimidas para ainda mais pobreza. A riqueza está a ser acumulada em grande escala com as classes exploradoras. O desemprego, a inflação, as doenças, as crises ambientais, alimentares e outras crises semelhantes estão a colocar as pessoas oprimidas do mundo em dificuldades indescritíveis. Os problemas fundamentais do povo aumentam diariamente. Vemos esta situação não apenas nos países oprimidos, mas também nos países capitalistas-imperialistas. O imperialismo está a desencadear ainda mais repressão sobre os povos e nacionalidades oprimidos em todo o mundo, numa tentativa de superar a sua crise. A crise económica mundial está a intensificar todas as contradições e a criar condições objectivamente favoráveis para uma nova onda de revoluções. A alternativa revolucionária surge como uma necessidade imediata de uma forma sem precedentes. A responsabilidade de cumpri-lo cabe aos partidos Marxistas-Leninistas-Maoistas.

A disputa está a aumentar entre os imperialistas pelos mercados e recursos mundiais. O exemplo recente é o ataque agressivo de Israel à Palestina com o apoio do imperialismo norte-americano. O ataque do 'Hamas', uma organização de luta de Libertação Nacional da Palestina, às bases militares de Israel no território ocupado por Israel na Palestina, é uma nova viragem nesta luta. O Israel reaccionário está a contrariar o bombardeamento do povo da Palestina em nome da “guerra ao terror”. O apoio à justa luta de libertação nacional da Palestina está a ganhar o apoio múltiplo jamais visto por pessoas de todo o mundo, incluindo os povos dos países imperialistas. A greve dos Trabalhadores da Indústria Automóvel que começou nos EUA e se espalhou pelo Canadá revela a crescente contradição entre o proletariado e a burguesia nos países capitalistas-imperialistas. As lutas dos trabalhadores estão a decorrer noutros países como a Alemanha e a Grã-Bretanha. Os povos da Ásia, África e América Latina estão a lutar de várias maneiras e métodos contra os imperialistas e as classes dominantes a eles subservientes. Tudo isto mostra as condições que se tornam favoráveis à revolução.

A Rússia iniciou uma guerra de agressão à Ucrânia como resultado da disputa imperialista entre os EUA e a Rússia e da hegemonia imperialista dos EUA. A guerra por procuração está acontecendo nos últimos 20 meses. As tensões estão aumentando entre os EUA e a China em relação a Taiwan. Por outro lado, a contenção de colaboração, principalmente a contenção, está a intensificar-se entre todos estes na Ásia Ocidental. Os preparativos dos países imperialistas para a guerra para redividir o país estão a aumentar o perigo da Terceira Guerra Mundial. Os Estados Unidos vêem em perigo o seu estatuto de superpotência hegemónica e o advento de um mundo multipolar e estão em sério conflito com outros países imperialistas concorrentes. , principalmente China e Rússia.

Entretanto, a China e a Rússia lutam para consolidar o mundo multipolar em nome do multilateralismo. As perigosas estratégias dos EUA-OTAN estão a aumentar as tensões em várias partes do mundo. Isto está intensificando a situação que leva à Terceira Guerra Mundial.

A aplicabilidade da Guerra Popular

O princípio de “tomar o poder através da força armada e resolver a questão através da guerra” está a ser aplicado em diversas situações e de diversas formas no mundo. De acordo com a compreensão do MLM, o caminho para os povos dos países capitalistas-imperialistas é a Insurreição Armada Geral e o caminho para os povos dos países semicoloniais e semifeudais é a Guerra Popular Prolongada (PPW). Os princípios descritos pelo camarada Mao na percepção da Guerra Popular aplicam-se a ambos os caminhos em todo o mundo. Estes devem ser aplicados. Devido a esta importância universal, a luta de classes nos países capitalistas-imperialistas e a Guerra Popular Prolongada nos países semicoloniais e semifeudais estão dialeticamente interligadas.

A tábua de salvação da estratégia da Guerra Popular depende absolutamente do amplo povo que constitui a maioria em qualquer país, de modo a derrotar os inimigos de classe protegidos por uma minoria muito pequena das forças armadas mercenárias do governo. O Presidente Mao enfatizou a liderança do Partido Comunista e a linha de massas na Guerra Popular com as palavras: “Enquanto o Partido e as massas existirem, todos os tipos de milagres poderão ser criados”. O Partido Comunista e as massas são a força vital da Guerra Popular. Como disse o camarada Lénine em “Estado e Revolução”, “A necessidade de imbuir sistematicamente as massas com esta e precisamente esta visão da revolução violenta está na raiz de toda a teoria de Marx e Engels.” Dependendo do povo, armando o povo para lutar contra o inimigo, podemos colocar o inimigo em dificuldades, à medida que ele continua a trabalhar incessantemente na sua própria área. Podemos eliminar o inimigo em pedaços centralizando forças muito grandes na guerra contra-táctica e isolando o inimigo das massas. Se aplicarmos as regras da guerra de guerrilha apresentadas por Mao para “recuar quando o inimigo avança, para assediar quando o inimigo está cansado e perseguir a sua retirada”, poderemos confrontar eficazmente uma força forte.

A Guerra Popular Prolongada formulada pelo camarada Mao passa por três fases estratégicas – a autodefesa estratégica, a estagnação estratégica e a contra-ofensiva estratégica. Mao desenvolveu as regras da guerrilha, da guerra móvel e posicional e a relação entre estas de forma detalhada. Embora a Guerra Popular seja prolongada, ele disse que ações com decisões imediatas devem ser o princípio fundamental nas campanhas e guerras. Ele desenvolveu um novo tipo de sistema de liderança constituído por comando estratégico centralizado e comando descentralizado. Mao tomou conhecimento do seu conceito de Guerra Popular, a contra-ofensiva estratégica – autodefesa, eliminação do inimigo, tarefas de guerra, centralização e descentralização de forças, mobilização política do povo e problemas como entre os oficiais e soldados , exército popular e povo. A condição primária seria formar o Exército Popular como principal forma institucional. A guerra de guerrilha é fundamental para uma força relativamente fraca lutar contra as forças armadas do governo.

A guerra de guerrilha urbana e rural estava a ser utilizada e a resistência popular armada começou logo durante a Segunda Guerra Mundial e no período inicial do fascismo. Por toda a Europa e especialmente em Itália, França e Espanha, os guerrilheiros lutaram eficientemente contra as forças fascistas através de métodos de guerrilha. Além dos comunistas, os patriotas também participaram neste tipo de luta. Mesmo depois da Segunda Guerra Mundial, as lutas de libertação nacional puderam continuar firmemente a sua luta, adoptando métodos de guerrilha e baseando-se na estratégia da Guerra Popular. Eles poderiam continuar as suas lutas armando o povo e implementando tácticas de guerrilha.

Após a Segunda Guerra Mundial, os imperialistas, especialmente os imperialistas dos EUA, receberam duros golpes das Guerras Populares na China, Vietname, Coreia do Norte, Cuba e Indochina. Estas Guerras Populares criaram um medo permanente.

Ultimamente, o povo do Iraque, do Afeganistão e de outros países utilizou tácticas de guerrilha na sua luta contra os imperialistas norte-americanos e britânicos. Eles poderiam conter firmemente os imperialistas durante décadas.

Com a crescente crise do imperialismo, o fascismo está mais uma vez emergindo em todo o mundo. Enquanto, por um lado, as camarilhas e os partidos fascistas estão em ascensão, por outro, o Estado e os governos estão a adquirir um carácter ainda mais fascista. Mecanismos repressivos, redes de inteligência em métodos High Tech estão transformando vários países em estados policiais. O chauvinismo racial, a hegemonia nacionalista, o casteísmo, o frenesim religioso e outras coisas semelhantes estão a transformar-se em plataformas para o domínio fascista. Nessas condições, podemos combater eficazmente os governantes exploradores que fazem uso do Estado extremamente centralizado, de armas ultramodernas (como mísseis de alta tecnologia, bombardeamentos através de drones), da tecnologia da informação (como 4G e 5G), da inteligência artificial (AI) apenas através da Guerra Popular. As Guerras Populares levadas a cabo pelos partidos Maoistas em países como as Filipinas, Turquia, Índia e Peru estão a lutar contra uma forte máquina estatal, utilizando métodos de guerrilha para destruí-la e estão a proporcionar novas experiências na mobilização do povo através da Guerra Popular.

Conclusão

Numa tal situação, o proletariado deve lutar unido contra as guerras imperialistas. Na condição em que não existe base socialista, se a guerra acontecer, como demonstrou o grande professor marxista Lénine na revolução russa, devemos adoptar a táctica de “transformar a guerra em guerra civil”. A solução definitiva para as diversas crises enfrentadas pelo mundo será obtida na sociedade comunista.

Novas Revoluções Democráticas estão a decorrer no caminho da Guerra Popular Prolongada em países semicoloniais e semifeudais. As Guerras Populares estão a decorrer nas Filipinas, na Turquia, na Índia, no Peru e noutros países semelhantes que enfrentam as campanhas repressivas das classes dominantes exploradoras do país com o apoio dos seus senhores imperialistas. Os preparativos estão em andamento em alguns outros países. Na condição actual, o proletariado do mundo tem a tarefa de desenvolver as lutas de classes nos países semicoloniais, semifeudais e nos países capitalistas-imperialistas e fortalecer os partidos proletários. Hoje, precisamos de enfrentar o ataque teórico dos vários tipos de revisionistas, neo-revisionistas, reaccionários ao Comunismo, ao MLM e aos movimentos revolucionários. Precisamos contra-atacar com a compreensão Maoista as teorias oportunistas e os vários tipos de teorias liquidacionistas pequeno-burguesas de falsos revolucionários que contaminam as mentes das pessoas, com o objectivo de desviá-las da guerra e do caminho da revolução e da liquidação teórica do capitalismo -imperialismo. Devemos construir partidos bolcheviques determinados que sejam capazes de construir um exército proletário, uma guerra de classes, uma guerra revolucionária, uma guerra popular prolongada e uma Frente Unida revolucionária. Devemos avançar com sucesso nos movimentos revolucionários.

Para cumprir estas tarefas, para libertar o povo do imperialismo, de todas as classes reaccionárias e de toda a repressão e opressão; para estabelecer um novo mundo, o Socialismo-Comunismo; reiteremos a teoria de Mao Tsé-tung sobre a Guerra Popular como a principal arma que continua por muito tempo. Esta será a verdadeira homenagem ao camarada Mao.

Mao disse assim - '...as pessoas em vários países têm estado continuamente a travar guerras revolucionárias para derrotar os agressores. O perigo de uma nova guerra mundial ainda existe e os povos de todos os países devem preparar-se. Mas a revolução é a principal tendência no mundo de hoje” – em “Pessoas do mundo, uni-vos e derrotai os agressores dos EUA e todos os seus cães correndo”, 23 de maio de 1970.

Viva o Internacionalismo Proletário!

Viva a Revolução Socialista Mundial!

Viva a unidade dos partidos e organizações revolucionárias proletárias de vários países!

Viva o Marxismo-Leninismo-Maoismo! 

 

Partido Comunista da Índia (Maoísta)

Partido Comunista (Maoísta) Afeganistão

Partido Comunista da Turquia – Marxista Leninista (TKP-ML)

Sindicato dos Trabalhadores Comunistas (mlm) Colômbia

Comité de Construção do Partido Comunista Maoista da Galiza*

Partido Comunista Maoista – Itália*

Partido Proletário de Purbo Bangla (PBSP/Bangladesh)*

Partido Comunista Revolucionário do Nepal

nueva firma

Reorganização Comunista do Brasil – RCB


*A CCPCMG assina esta declaração concordando com a maior parte do seu conteúdo, mas defendendo a universalidade da Guerra Popular Prolongada."

*O PC Maoista Itália considera que os ensinamentos de Mao Tsetung sobre a Guerra Popular são universais, embora devam ser aplicados em formas específicas e diferentes em países capitalistas/imperialistas e em países oprimidos pelo imperialismo

* PBSP/Bangladesh assina com reserva

Outros partidos e organizações mlm podem assinar esta Declaração Conjunta

csgpindia@gmail.com

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