Friday, August 3, 2018

Argentina: Macri dá mais poder às Forças Armadas Redação de AND


Em contextos de crise econômica e corte de direitos o presidente da semicolônia argentina, Mauricio Macri, anunciou uma série de medidas que incrementa a militarização do velho Estado, dando mais funções e poder às Forças Armadas, em 23 de julho. O Exército passará, por exemplo, a ter competência para executar tarefas de segurança interna.
Em decreto, o gerente afirma que os militares irão prestar “apoio logístico” nas áreas de fronteiras, intervindo para salvaguardar elementos, não mencionados, de caráter estratégico, além de combater o “terrorismo”.
População, democratas e movimentos populares reprovam a medida, denunciando seu caráter antidemocrático e reacionário. Segundo organizações democráticas o regime militar deixou cerca de 30 mil desaparecidos, além de cometer uma série de outras violações como torturas e perseguições políticas.
A crescente atuação das Forças Armadas se apresenta em um quadro de crise política e econômica, como uma resposta aos levantes populares. Macri solicitou esse ano um empréstimo de 20 bilhões de dólares ao FMI a juros altíssimos, e em troca aceitou aplicar as medidas antipovo como a contrarreforma da previdência, cortes de gastos nos serviços públicos (educação, saúde etc.) e política de arrocho salarial. Todo seu entreguismo levará mais pobreza para as massas, que responderão.

No comments:

Post a Comment