Wednesday, February 1, 2023

organizar supportar las luchas obreras en todo el mundo es la primera tarea de los marxista-leninistas maoistas en el mundo - MaoistRoad - Brasil

SP: Metalúrgicos em greve exigem pagamento atrasado com protestos em frente à fábrica

Operários da Sidor realizam protesto após sete dias de greve. Foto: Divulgação

No dia 30 de janeiro, os operários da Sidor realizaram um protesto em frente às instalações da fábrica. A mobilização é parte da greve que iniciou no dia 23/01 para exigir pagamento de salários. Os operários da produção estão com os vale-salários atrasados desde o dia 20/01, enquanto os trabalhadores da administração estão com os salários referentes a dezembro atrasados desde o dia 05/01. Por conta da mobilização, os patrões foram também obrigados a depositar o décimo terceiro, que estava atrasado.

Não é a primeira vez que os operários da Sidor se mobilizam pelo atraso de salários. Em julho e outubro do ano passado, os operários da empresa realizaram uma série de greves  pelos mesmos motivos. Depois das mobilizações, os salários foram conquistados. A Sidor tem cerca de 50 trabalhadores e produz autopeças e acessórios automobilísticos.

Também em Sorocaba, metalúrgicos da empresa Dana realizaram uma paralisação de duas horas no dia 26/01 para protestar contra falta de transparência e divergências referente às metas e valores da segunda parcela do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022.

Metalúrgicos da Dana paralisam produção por duas horas. Foto: Foguinho/Imprensa SMetal

Nos últimos anos, diversas mobilizações operárias ocorreram em São Paulo contra a perda de direitos e por melhores condições de trabalho. Em novembro do ano passado, operários conquistaram seus direitos após realizarem ao menos dez greves durante uma intensa campanha de aumento salarial real e contra demissões em massa.

 

No comments:

Post a Comment