Monday, March 3, 2014

Brasil in struggle

A Copa do Mundo e o carnaval Cinderela da prefeitura do Recife

Por Igor Calado
Higienização das cidades, remoções de bairros inteiros, criminalização da pobreza, aumento da repressão, corrupção, criação leis para silenciar o povo e de um Estado de exceção para FIFA. A espoliação das riquezas produzidas no país é o significado e o legado da copa para o povo brasileiro.
O Brasil está erguendo os estádios mais caros do mundo: É o que relata um estudo divulgado ano passado e divulgado pela imprensa. Dos 20 estádios mais caros da História, 10 estão sendo erguidos nesse momento no país (http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/brasil-terá-estádios-caros-mundo-diz-estudo-102700990–spt.html). O montante de dinheiro gasto pelo Brasil para organizar a copa já é superior em dez bilhões ao total gasto por Japão/Coreia, Alemanha e Africa do Sul juntos pra organizar as tres ultimas copas.
Enquanto o governo gasta enormes somas em dinheiro pra organizar megaeventos privados os serviços públicos oferecidos a população continuam precários. O país do futebol se destaca com um dos piores níveis de qualidade de educação oferecida ao povo, com a polícia mais letal do mundo, pelo transporte público caro e ineficiente, pela violência e corrupção generalizada. A insatisfação do povo frente a subserviência dos governantes a entidades como a FIFA, que vem ao país unicamente auferir lucros, em contraste ao tratamento dado a população tem levado o povo as ruas. Os partidos da falsa esquerda ja não são capazes de semear ilusões como antes. Depois de 11 anos de governo do PT a juventude se levanta dizendo que o “O povo acordou”. Todas as demandas e insatisfação da população  reunidas em uma só palavra de ordem: “Não Vai Ter Copa”.
Em Pernambuco os desmandos advindos da COPA são agravados pelas inclinações autoritárias do atual governador Eduardo Campos. Ano passado Pernambuco de destacou a nivel nacional pela enorme repressão as manifestações populares. Gás, bombas, balas de borrachas, prisões arbitrárias, perseguição política contra ativistas, intimações e intimidações por parte do governo do Estado com o objetivo de silenciar a voz do povo para que o governador possa vender a imagem de um Estado paradisíaco e desenvolvido que só existe nas propagandas de sua campanha eleitoral para presidência do país. Exemplo caricato é uma das ultimas propagandas do governo do Estado de Pernambuco onde o governador apresenta as dependências de uma faculdade privada no Recife como sendo uma escola pública. (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/10/1351156-propaganda-de-campos-mostra-faculdade-privada-como-se-fosse-escola-publica.shtml)
O CARNAVAL CINDERELA
O Recife é administrado por Gefaldo Julio (PSB). Ex-secretário do governo Campos, Geraldo transformou a prefeitura numa sub-secretaria do governador, é Eduardo quem exerce poder e administra a cidade com mãos de ferro. Nesse ano as medidas autoritárias com vistas a maquiar a cidade, excluir o povo do centro tem se tornado comuns. Skaitistas foram proibidos de andar na praça do marco zero, ambulantes e carroceiros proibidos de trabalharem, os blocos carnavalescos tem sofrido com medidas que dificultam seu desfile.
Os Maracatus nas zonas canavieiras estão recebendo visitas da polícia com ordens de terminar mais cedo seus festejos, como denunciou o renomado artista pernambucano Siba “No dia 11 de janeiro passei uma boa parte da noite de ensaio do grupo que faço parte, o Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, argumentando com os policiais que ali estavam sobre a posse ou não do direito de seguir com a festa até de manhã, já que tínhamos o documento com a permissão e eles tinham a ordem superior de nos mandar parar.
Paramos o maracatu com o sol no rosto desta vez, mas com a maioria dos grupos da região a história tem sido diferente. Estrela Dourada de Buenos Aires, Leão Misterioso, Cambinda Brasileira de Nazaré da Mata, e quase todos, tiveram seus ensaios interrompidos `as duas da manhã.” “Conversando com os mais velhos, cuja memória “alcança” os anos 60, não consegui nenhuma lembrança de proibição similar no passado…
De onde parte, movida por quais motivos e que objetivos tem essa imposição?
Por enquanto só posso dialogar com os argumentos do policial que,gentilmente, me disse como se fosse um detalhe banal que essa “nova ordem” ia valer até pro carnaval: Medidas de contenção da violência, Lei do Silêncio…
Alguém aí consegue imaginar o carnaval do Recife parando `as duas da madrugada também?”
“Progresso com mais Ordem?
Proibir a festa do cortador de cana é um crime.
Um estupro com a faca na garganta.
Um golpe de misericórdia que não mata mas aleja.
Que fazer?
Não sei, comecei escrevendo esse pedido de socorro.
Maracatuzeiro não usa internet nem facebook pra mobilizar opinião e fazer protesto.Mas tem voz a ser ouvida. O Poeta José Galdino, na festa interrompida da Cambinda Brasileira, formulou em versos da seguinte maneira:
“A lei em vez de cobrir
Nega nossa cobertura”.
Siba
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/noticia/2014/02/05/estado-cerceia-maracatus-na-zona-da-mata-norte-restringindo-horario-de-ensaios-e-sambadas-116338.php
Mais recentemente em 7 de fevereiro, um projeto cultural conhecido na cidade foi proibido de se apresentar. (http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2014/02/07/internas_viver,488422/rural-de-roger-e-multada-pela-cttu.shtml). O carnaval Cinderela da prefeitura do Recife tem hora pra terminar, 2h da madrugada. A tenda eletrônica que tradicionalmente segurava a folia depois que todos os shows terminavam esse ano foi cancelada, assim como conta que a saida de blocos está proibida após esse horário. O povo é visto como inimigo e qualquer forma de se manifestar, ainda que culturalmente, é encarado como potencialmente perigoso. A política do governo do Estado quando não é possível proibir, é limitar e controlar as manifestações culturais.
Nas redes sociais movimentos e blocos imbuidos do verdadeiro espirito contestador do carnaval de Pernambuco já desafiam e ridicularizam a ordem de parar as 2h da madrugada. Marcados pra sairem exatamente no horário que a prefeitura promete terminar o carnaval blocos como “Acordando a Cinderela” e o “Black Bloco” prometem segurar a alegria até o dia amanhecer. Segue a chamada de alguns dos blocos que prometem desafiar o toque de recolher de Eduardo, Geral e sua corte!
O BLACK BLOCO
Quando os de baixo dançam, os de cima balançam e por vezes caem!
Fim da tenda eletrônica e a proibição do carnaval após as 2h da madrugada no Recife! Ano passado o governador Eduardo Campos tentou acabar com o uso de máscaras nas manifestações populares, esse ano seu secretário Geraldo Julio, mais conhecido como O Poste, quer proibir o carnaval no Recife após as 2h. Medida autoritárias como estas visam afastar o povo do centro da cidade. Como não tem ônibus pra todo mundo nesse horário, nem pobre pode andar de taxi, essas medidas visam dificultar que o pobre se desloque ao centro do Recife nos festejos de Momo, deixando o povo sem transporte e sem opção de divertimento após as 2h, tudo isso pra mostrar uma cidade ‘limpa’ pra gringo ver. A política de higienização de Eduardo Campo e seu secretário Geraldo Julio pra copa do mundo tem perseguido os ambulantes, despejado famílias, incendiado favelas agora gere também a política do Estado para o Carnaval.
O Black Bloco Brasil promete ocupar as ruas do Recife e de Olinda esse ano pra denunciar o autoritarismo desse governo cuja mascara fascista já caiu faz tempo. O BBB é bloco mais vigiado no Brasil! É o único bloco carnavalesco de máscaras que começou suas prévias ainda em meados do ano passado, em seu estandarte consta “Nas ruas desde Junho de 2013″ e promete levar as ruas do Recife combatividade, ousadia e alegria, enchendo as classes dominantes, os políticos locais e toda sorte de pelegos, aproveitadores e oportunistas de medo e horror. “Nós sabemos com vai começar, mas não sabemos como vai terminar” garante “V” um dos organizadores do BBB em Pernambuco.
O Black Bloco Brasil é desobediência artística, sonora e civil contra o carnaval Cinderela da prefeitura do Recife!
“Voltei Recife, pra lutar contra a Ditadura de Eduardo
Quero ver novamente o povo na rua lutando,
armados com coragem pra enfrentar o Estado”
A FESTA DO BOI COTE
O Boi Cote surge em Olinda-PE após vencer as eleições municipais com 105 mil votos (entre brancos, nulos e abstenções) que ultrapassaram o prefeito que ficou em primeiro lugar nas últimas eleições municipais da cidade. O Boi Cote deve desfilar novamente nas ruas da cidade histórica de Olinda, onde foi eleito, na quarta feira de cinzas, na famosa festa do Boi. Em outubro o nosso Boi Cote promete desfilar em todo o Brasil sendo eleito pra todos os cargos da república!
O Boi Cote tem extrema aversão ao oportunismo, ao peleguismo, e aos que iludem o povo induzindo-o a votar. Mas esse Boi tem língua afiada e não tem cauda pra não ter rabo preso com seu ninguém!
Concentração em frente ao Preto Velho no Alto da Sé em Olinda às 17:00h

No comments:

Post a Comment