O dirigente comunista maoista, fundador do Partido Comunista Maoista da França (PCmF), camarada Pierre, faleceu no último dia 3 de dezembro de 2017. Aos 80 anos, ele foi vítima de uma queda nas escadas do metrô, em algum lugar da França, no dia 01/12. A equipe médica declarou morte cerebral.
O camarada Pierre foi um importante lutador que dedicou sua vida à causa do proletariado e encontrou no marxismo-leninismo-maoismo as respostas aos problemas das massas. O PCmF, em declaração sobre seu falecimento denominada O camarada Pierre é imortal!, afirmou que a “sua vida foi repleta de compromisso revolucionário e a serviço do povo”.
Segundo os maoistas franceses, o camarada Pierre envolveu-se na luta revolucionária em maio de 1968, durante a Greve Geral que desembocou em um levantamento de massas extraordinário, sacudindo toda a França.
“Seu compromisso revolucionário sempre foi consequente e completo”, afirmam os maoistas, recordando que o camarada Pierre costumava fazer caminhadas noturnas “para conhecer os problemas diários dos vizinhos e próximos”, “incansavelmente, revolucionário entre as massas como um peixe na água”.
Os maoistas franceses afirmam por fim o seu legado e ensinamentos: “Sempre estar do lado do povo e da classe operária, para estar entre as massas como um peixe na água, buscando sempre melhorar, sabendo desafiar quando necessário, ser firme nos princípios, uma vida a serviço da revolução proletária mundial”.
No comments:
Post a Comment