Thursday, July 11, 2019

Brasil - O fascista Bolsonaro diz a latifundiários ‘Este governo é de vocês’,

“Este governo é de vocês”. Essa afirmação, dirigida aos latifundiários da bancada parlamentar ruralista, foi dita pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, no dia 4 de julho, durante um café da manhã.
O fascista disse ainda que “como deputado, em 100% das vezes eu votei acompanhando a bancada ruralista”, e afirmou que ele deve lealdade aos latifundiários, porque “foram vocês que nos colocaram no Planalto”.
Além de Bolsonaro, estavam presentes o atual ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, do Alto Comando das Forças Armadas.
A bancada ruralista, representação política dos latifundiários no Congresso, conseguiu, dentre outras coisas, garantir que os latifundiários (agronegócio) recebam isenção da contribuição previdenciária de 2,6% da receita de comercialização para exportação.
Além disso, o governo perdoou a dívida que grandes corporações do agronegócio tinham com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), fundo que recolhe a contribuição previdenciária para bancar aposentadoria dos assalariados agrícolas. Tal isenção e perdão são mantidos justamente agora, que o governo afirma que “todos farão sacrifícios”. Óbvio que os latifundiários não estão incluídos nesse “sacrifício”.
Os latifundiários compõem a classe com a maior dívida previdenciária e com sonegação de impostos. Norberto Mânica, “o rei do feijão”, por exemplo, deve R$ 8,1 milhões à Receita Federal, segundo denunciou o site De olho nos ruralistas. Ele é dono da corporação Agropecuária Ivae e dedica-se à produção sobretudo de grãos em Unaí, noroeste de Minas Gerais. Ele, a propósito, foi condenado e confessou ter mandado matar quatro fiscais do Ministério do Trabalho que investigavam denúncias de que ele mantinha camponeses em condições de trabalho escravo.
Tudo para o latifúndio, nada para os camponeses
Enquanto isso, os camponeses sem terra ou com pouca terra seguirão com as mesmas normas degradantes para se aposentar: segundo o relatório aprovado na comissão especial, os homens do campo terão que trabalhar até os 60 anos e terão ainda que comprovar ao menos 15 anos de trabalho. Já as camponesas sem terra ou com pouca terra terão que fazê-lo até os 55 anos.
O elevado tempo de trabalho exigido torna-se ainda mais brutal se consideradas as condições de trabalho: sobre os sem terra pesa as humilhantes condições de trabalho dentro dos latifúndios, e sobre os pequenos proprietários pesa a falta de créditos, de insumos e de maquinários, o que exige-lhes extremo esforço físico para produzir o suficiente para sua subsistência.
Além disso, os pequenos produtores têm sistematicamente negado o acesso ao crédito, que se concentra nas mãos do latifúndio-agronegócio. Segundo relatório da própria Oxfam Brasil, de 2016, as poucas grandes propriedades rurais (1 mil hectares ou mais) se apoderam de 43% do crédito rural disponível, enquanto que os milhões de pequenos e médios agricultores disputam entre si o monte sobrante.

No comments:

Post a Comment