Saturday, September 3, 2016

Brasil - 21 anos da Heroica Batalha de Santa Elina – Corumbiara (Rondônia)



9 de agosto de 1995 – marcado na história do movimento camponês brasileiro como o dia em que os camponeses que ocupavam a fazenda de Santa Elina, município de Corumbiara, atacados por hordas fascistas e genocidas da polícia militar, organizada com paramilitares do latifúndio, decidiram pela resistência contando apenas com suas rudimentares armas: pedras, paus, foices, facões e espingardas de caça.
Um marco e divisor d’água no movimento camponês, dividindo em dois os caminhos para os camponeses pobres sem terra ou com pouca terra: o caminho burocrático, das eleições, das negociações com órgãos do velho Estado que estão conluiados até a medula com os latifundiários, ou o caminho da luta e independência para conquistar a terra, produzir e eliminar o latifúndio.
Até hoje, a tal “justiça” do velho Estado burguês-latifundiário só fez uma farsa de julgamento onde encenou a “lição moral”: foram condenados líderes camponeses e um policial militar, enquanto os mandantes, latifundiários e gerente estadual à época, saíram impunes. Só o povo tem interesse na justiça!
Celebremos o 21º aniversário da Heroica Batalha de Santa Elina, a resistência camponesa de Corumbiara!
Honra e glória aos heróis, camponeses de Santa Elina!
Morte ao latifúndio!
Segue folheto/boletim da Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental

Batalha Corumbiara


No comments:

Post a Comment