Wednesday, October 23, 2013

Brasil - Importante ato da FIP em apoio aos presos políticos no Rio




Por Rafael Gomes Penelas
Mesmo debaixo de chuva, na noite da última quarta-feira, 16 de outubro, mais de cem pessoas realizaram um ato público na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, em solidariedade aos presos políticos da manifestação do dia anterior (15) e contra os atos de terrorismo praticados pela Polícia Militar, que vão desde as bombas e balas de borracha até supostos tiros de arma letal.
O ato, convocado pela Frente Independente Popular (FIP), demonstrou que, mesmo com as ameaças e intimidações por parte da “justiça” e do aparato repressivo do velho Estado, a sociedade, as organizações e movimentos populares independentes não vão descansar até verem seus jovens soltos.
Ao todo, nos confrontos do dia 15 de outubro, 190 pessoas (57 menores) foram levadas para oito delegacias, porém a Ordem dos Advogados do Brasil alega que o número tenha ultrapassado os 200.
Na tarde do mesmo dia 16, a assessoria de imprensa da Polícia Civil divulgou que 64 pessoas permanecem presas, incluindo 20 menores, apreendidos em flagrante. Deles, 27 foram autuados com base na nova Lei do Crime Organizado (Lei 12.850/2013), pelas mesmas ladainhas de “dano ao patrimônio público”, “formação de quadrilha”, “roubo” e “incêndio”, crimes inafiançáveis.
Os homens que permanecem presos foram encaminhados para a Cadeia Pública Juiza Patrícia Acioli, em São Gonçalo, e as mulheres para o presídio de Bangu.

Além das prisões arbitrárias, as denúncias de abusos policiais são incontáveis. O estudante de jornalismo da UFRJ, Ciro Brito, mesmo identificado, foi detido por PMs. Em nota a Universidade declarou: “A escola de comunicação da UFRJ repudia veementemente a atuação abusiva de policiais durante a manifestação desta terça-feira, 15 de outubro, no Rio de Janeiro, ao prenderem arbitrariamente um grupo de pessoas que estavam na área da ocupação na Cinelândia, entre as quais um estudante do curso de comunicação, Ciro Brito Oiticica, que cobria as cenas de conflito diante da Câmara Municipal”.
A Frente Independente Popular promete continuar com a forte mobilização em solidariedade aos companheiros e companheiras presos. Nesta quinta-feira, 17, uma panfletagem será realizada na Central do Brasil. Na sexta, 18 de outubro, às 18h, a FIP realizará sua próxima plenária em auditório do 9º andar da UERJ (Maracanã) onde será planejado o calendário de lutas da próxima semana.
Os vídeos produzidos pelo jornal A Nova Democracia com diversas imagens dos fatos ocorridos no dia 15 estão disponíveis em nosso canal no You Tube e no blog da redação.

No comments:

Post a Comment