Monday, August 27, 2018

Brasil - MEPR - manifestacao em defensa dos 23






Manifestação reuniu mais de 200 pessoas no centro do RJ.


No dia 14 de agosto, ocorreu uma importante manifestação no centro do Rio de Janeiro contra a condenação dos 23 ativistas processados por participarem dos grandes protestos 2013 e 2014, contra o genocídio praticado nas favelas do Rio de Janeiro, contra o assassinato político da vereadora Marielle Franco e em defesa do direito de manifestação. Entre os mais de 200 manifestantes, estavam estudantes universitários e secundaristas do Rio de Janeiro e de Niterói, mães e familiares vítimas da violência policial, organizações democráticas e revolucionárias e trabalhadores em educação.
O ato cumpriu importante papel político de denúncia do papel que cumpre a recente condenação de 23 ativistas. Foi denunciado o fato da sentença vir justo no momento em que há uma Intervenção Militar ocorrendo no Rio de Janeiro, responsável pela multiplicação dos assassinatos de jovens negros e pobres nas favelas.

As mães e familiares vítimas da violência policial, ao final do ato na Cinelandia, tomaram parte nas intervenções públicas feitas para denunciar o cotidiano das favelas do Rio de Janeiro e relembrar os assassinatos praticados pelas Polícia Militar, Civil, Bope e Exército que gerou a perda dos seus filhos, filhas, irmãos, primos, sobrinhos, etc. Se unindo à campanha dos 23, bem como às organizações progressistas, democráticas e revolucionárias presentes no ato apontaram que é fundamental seguir numa luta decidida, denunciando todos os crimes praticados pelo velho Estado genocida aumentando a organização do povo pobre na resistência diária.

A manifestação foi o ponto alto da campanha contra a condenação dos 23 ativistas políticos que participaram dos protestos de 2013 e 2014, que tem servido também a levantar importantes bandeiras políticas em defesa dos direitos do povo e contra a Intervenção Militar. Defendendo o que há de mais essencial na luta do povo, o seu direito à se rebelar, a campanha vem marcando a cada semana que passa presença em atos públicos, debates em escolas e universidades, panfletagens e agitações políticas.


No comments:

Post a Comment