162342_profs_int2 (1)

Reunidos em Assembleia no dia 18 de Setembro do corrente ano, os Trabalhadores em Educação da rede estadual de ensino do estado do Pará decidiram entrar em greve a partir do dia 23 do referido mês. Cansados de serem enrolados nas chamadas “mesas de negociação” da gerência Simão Jatene / PSDB, os trabalhadores decidiram lançar mão de seu legítimo instrumento de luta, no caso a greve. A direção majoritária do Sindicato, comanda pelos pelegos do PSOL tentou adiar ao máximo a greve, utilizando os “surrados” argumentos que todos os anos são repetidos: a categoria não quer lutar, temos que preparar melhor a greve, a conjuntura não é favorável, a sociedade vai ficar contra o movimento e etc.
Porém, a categoria não se deixou levar por esse “lenga-lenga” e aprovou por ampla maioria a deflagração imediata do movimento. Antes mesmo da greve começar sofremos o primeiro ataque do governo: uma juizinha de plantão, obedecendo às ordens da gerência Jatene/PSDB, julgou nossa greve “abusiva” sem ao menos o movimento ter iniciado. Não é novidade para nós o fato dos governos judicializarem a luta e a chamada “justiça” criminalizar nosso movimento. Isso ocorreu nas últimas três greves e só comprova o caráter de classe desses governos e dessa “justiça”, que estão à serviço das classes dominantes e do imperialismo em nosso país.
Esse fato longe de atemorizar a categoria, estimulou aqueles que ainda tinham dúvidas da necessidade da greve e reafirmou a decisão dos que a defenderam na assembleia do dia 18. Até os servidores da sede da Secretaria de Educação aderiram ao movimento. Há anos eles não paralisavam.
Outra adesão massiva foi da Comunidade Escolar, principalmente os estudantes, que convivem diariamente com salas superlotadas, sem ventiladores, iluminação, banheiros precários, merenda sem qualidade, etc. Hoje (02/10/13) ocorreu uma Assembleia que contou com a participação de aproximadamente 2.000 trabalhadores. A proposta do governo foi rejeitada e a greve continua. No dia 09 nova assembleia decidirá os rumos do movimento.
Categoria: Notícias Gerais  |