Thursday, May 6, 2021

Brasil -1°de maio -Solidariedade ao Acampamento Manoel Ribeiro

  RJ: Moradores do Alemão se solidarizam à LCP e celebram 1º de maio

No dia 1º de maio, Dia do Internacionalismo Proletário (ou Dia Internacional do Trabalhador), o Centro Cultural Nilton Gomes Pereira (Diquinho) realizou uma exitosa celebração em razão da data, exaltando as lutas e resistências desfraldadas pelo proletariado e oprimidos de todo o mundo.

A celebração contou com a participação do Movimento Feminino Popular (MFP), de movimentos e ativistas democráticos da região e de moradores que têm se organizado para resistir ao projeto genocida de Bolsonaro e generais, por meio de ações de solidariedade ativa de classe para defender-se da pandemia e da crise econômica.

Durante o evento, as intervenções contaram com a denúncia do assassinato de 410 mil brasileiros não por descaso ou incompetência, mas por ação consciente deste velho Estado e das operações policiais terroristas que ocorrem mesmo durante o período de pandemia, que leva o povo à morte não apenas de doenças e de fome, mas também de bala.

O MFP ressaltou a importância da luta camponesa contra o latifúndio que mantém a nação subjugada ao imperialismo, principalmente ianque; que eleva o preço dos alimentos, encarecendo o custo de vida dos trabalhadores da cidade e causando outras desgraças. Latifúndio este que se expande historicamente com o roubo de terras, expulsando camponeses, indígenas e quilombolas de suas terras, para torná-las pasto de gado e plantações de soja. O MFP ressaltou que “em meio a esta grave crise econômica, desemprego e carestia, a luta camponesa em Rondônia é um farol para todos aqueles que são oprimidos no campo e na cidade”, e colocou como perspectiva uma verdadeira emancipação e libertação de nosso povo.

Ao fim da atividade, os moradores do Complexo do Alemão enviaram uma saudação aos camponeses do Acampamento Manoel Ribeiro e à Liga dos Camponeses Pobres (LCP) de Rondônia, que resistem bravamente às investidas do latifúndio e do velho Estado. “Vibramos com os avanços que ressoam em todos os cantos do país e do mundo, daqueles que verdadeiramente vivem, produzem, trabalham e lutam pela terra”, exclamaram.

Moradores e ativistas celebram 1° de maio e expressam solidariedade ao Acampamento Manoel Ribeiro da LCP, durante evento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro

O Comitê de Solidariedade Popular Anani, localizado em Ananindeua, durante a celebração do dia 1º de Maio, o Dia Internacional dos Trabalhadores, prestou solidariedade aos camponeses do acampamento Manoel Ribeiro.
A atividade ocorreu em um condomínio atrelado a uma ocupação urbana no Bairro de Águas Brancas, Ananindeua. Os estudantes conversaram sobre as ideias do Comitê, ressaltando a importância da data para os trabalhadores e seu significado e denunciaram as ações de ameaças e ataques aos camponeses do acampamento Manoel Ribeiro. Ao fim, fizeram um vídeo prestando solidariedade aos camponeses. 
O vídeo se inicia com as frases Todo apoio ao acampamento Manoel Ribeiro!, Viva a luta pela terra!, Terra para quem nela vive e trabalha!. Em seguida saúdam os camponeses pela heroica resistência empreendida na área.
Os trabalhadores em texto afirmam: "O Comitê de Solidariedade Popular Anani, se inspira na luta dos camponeses!".

No comments:

Post a Comment