Saturday, June 9, 2018

traducion portuguese DEFENSORES DOS DIREITOS DO POVO SÃO PRESOS NA ÍNDIA

 


TRADUZIMOS IMPORTANTES NOTAS DO COMITÊ PELA LIBERTAÇÃO DOS PRESOS POLÍTICOS DA ÍNDIA E DA COORDENAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DOS DIREITOS DEMOCRÁTICOS EM REPÚDIO A PRISÃO DE QUATRO DEMOCRATAS INDIANOS PRESOS PELO VELHO ESTADO. OS ATIVISTAS JÁ ESTAVAM SENDO PERSEGUIDOS DESDE O MÊS DE ABRIL, E NO DIA 06 DE JUNHO FORAM DETIDOS SOB A ACUSAÇÃO DE LIDERAREM MASSIVOS PROTESTOS POPULARES QUE OCORRERAM NO ESTADO DE MAHARASHTRA. ENTRE OS PRESOS ESTÁ O ATUAL ADVOGADO DO PROFESSOR G.N. SAIBABA  E A PRESIDENTE DA IAPL - ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS ADVOGADOS DO POVO (Internmational Association of People's Lawyer).
185/3, QUARTO ANDAR, ZAKIR NAGAR, NOVA DELHI-110025
 6 de junho de 2018

CONDENAMOS FORTEMENTE AS PRISÕES DO SECRETÁRIO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DO CRPP RONA WILSON, DA ADVOGADA SURENDRA GADLING (MEMBRA EXECUTIVA DO CRPP E PRESIDENTE IAPL), SUDHIR DHAWALE, PROF. SOMA SEN E MAHESH RAUT PELA POLÍCIA DE PUNE ENQUADRANDO-OS SOB UAPA!


Hoje, nas primeiras horas da manhã, a Polícia de Pune prendeu o Secretário de Relações Públicas da CRPP, Rona Wilson, a advogada Surendra Gadling (CRPP e IAPL), o Prof Soma Sen (Universidade de Nagpur), Sudhir Dhavale (ativista Dalit, Panteras Republicanos) e Mahesh Raut (ativista anti-deslocamento) por falsamente enquadrá-los sob UAPA depois de alegar relação com a violência que se seguiu após as comemorações do bicentenário da batalha de Bhima-Koregaon em 31 de dezembro de 2018 e o subseqüente bandh. Seguindo de perto as operações arbitrárias de busca conduzidas pela polícia de Pune em 17 de abril de 2018 nas residências desses ativistas em Maharashtra e Delhi, estas prisões são claramente uma tentativa deliberada de desencadear o terror sobre ativistas e advogados que têm levantado suas vozes contra as políticas anti-povo do atual BJP liderado pelo governo da NDA. O CRPP condena fortemente todas as cinco detenções e exige a libertação imediata e incondicional.
Seguindo o seu roteiro decretado em 17 de abril enquanto conduzia as chamadas "operações de busca" nas residências dos ativistas acima, a Polícia de Pune prendeu estes ativistas, às 6 da manhã de Maharashtra e Delhi. De acordo com a polícia de Maharashtra, as prisões foram feitas sob Vishrambaug PS FIR no. 4 de 2018 de 8 de janeiro de 2018 sob Seções 153 (A), 505 (1) (B), 117, 120 (B), 34 IPC e, agora, 13, 16, 17, 18, 18 (B), 20, 38, 39, 40 da Lei de Atividades Ilegais (Prevenção) de 2008. Rona Wilson foi preso no início da manhã e foi processado no Tribunal Patiala House que sancionou seu trânsito de prisão preventiva sobre o apelo da Polícia de Pune. A FIR, sob o pretexto de que as prisões foram feitas, é registrada contra Sudhir e membros de Kabir Kala Manch, aos quais os nomes de Rona Wilson e Surendra Gadling foram posteriormente acrescentados depois que o tribunal reconheceu a apelação da promotoria. No entanto, as novas prisões do professor Soma Sen e Mahesh Raut, cujos nomes nunca foram mencionados nos documentos judiciais e foram recentemente acrescentados pela polícia, revelam o desespero do Estado de enquadrar um caso ao associar arbitrariamente nomes de ativistas de todos os povos de todos os cantos desde Maharashtra a Nova Deli para construir a sua narrativa de supostos maoístas tramando a violência que se seguiu após a conferência de Edgar Parishadem Bhima Koregaon após 31 de dezembro!
Em 31 de dezembro de 2017, um Elgar Parishadfoi organizado para comemorar o 200º aniversário da batalha de Bhima-Koregaon, que contou com a participação de milhares de pessoas que se reuniram para levantar a voz contra as forças do fascismo Bramanical Hindutva. No dia seguinte, isto é, 1º de janeiro de 2018, uma multidão carregando bandeiras de açafrão instigadas por Sambhaji Bhide e Milind Ekbote atacaram as massas e ativistas que se reuniram para a comemoração. Deve-se notar que, em vez de tomar medidas imediatas contra aqueles que incitaram e perpetraram a violência que se seguiu depois de Elgar Parishad, o maquinário estatal optou por dedicar seu tempo e atenção para atacar e prender ativistas e advogados sob a draconiana UAPA por terem falado contra o políticas antipopulares do governo e a revogação da UAPA citando seu uso para encarcerar milhares de jovens inocentes por alegações falsas e sem fiança pela máquina de estado de Hindutva. As duas forças principais por trás da violência pré-meditada em 1º de janeiro de 2018, Sambhaji Bhide e Milind Ekbote, são ativistas de direita intimamente ligados com o BJP governante e o Sangh Parivar. As forças policiais não conseguiram prender Sambhaji Bhide em conexão com este caso. Em vez disso, eles parecem interessados em inventar uma estória elaborada de como as canções populares de resistência cantadas pelos ativistas na comemoração de 31 de dezembro foram intencionalmente destinadas a incitar a violência! Supostamente sob o mesmo pretexto de investigar o incidente de Bhima Koregaon, uma equipe da polícia de Pune liderada pelo vice-comissário da polícia Pravin Munde e seu escritório de investigação, Shivaji Pawar revistou a residência de Rona Wilson em Delhi e a advogada Surendra Gadling em Nagpur em abril. 

Wilson tem sido ativista há vários anos, defendendo a causa de presos políticos em toda a Índia. Como Secretário de Relações Públicas do Comitê para a Libertação de Presos Políticos, ele tem estado na frente da organização de numerosas convenções contra a natureza inconstitucional de leis draconianas como UAPA, AFSPA etc. e contra o uso arbitrário da pena de morte, especificamente contra muçulmanos e minorias Dalit. Ele é uma voz ativa na campanha pela libertação de presos políticos que condenam os estratagemas antipopulares da máquina estatal para perseguir arbitrariamente minorias e setores marginalizados. Membro do CRPP e advogada Surendra Gadling tem lutado contra os casos de muitas pessoas inocentes que foram enquadradas no âmbito da UAPA e foi fundamental para a absolvição de muitos, incluindo Sudhir Dhawale. Ela também tem representado o Professor da Universidade de Delhi, G N Saibaba e outros que foram punidos com prisão perpétua no ano passado sob a UAPA pelo Tribunal de Sessões de Nagpur. O professor Soma Sen, Sudhir Dhawale e Mahesh Raut são vozes ativas de resistência em solidariedade aos movimentos do povo em todo o país contra os tentáculos restritivos do fascismo de Hindutva.
O fato de essas prisões terem acontecido em um momento em que as vozes da resistência de Dalit estão se transformando em uma avalanche de resistência contra as políticas antipopulares do estado indica a tentativa deliberada dos poderes de sufocar todas as vozes de protesto. Além disso, expõe a vingança descarada do estado contra o surgimento de Dalit contra o saque desenfreado e a pilhagem de recursos pelo capital imperialista, auxiliado pelas forças do fascismo de Hindutva. Ao visar ativistas e advogados do povo, o Estado está tentando descaradamente deter até mesmo as vozes de defesa dos presos políticos. Deve ser entendido que a violência que se seguiu em Bhima Koregaon está sendo usada como um álibi pelas classes dominantes para intimidar ativistas e advogados que têm lutado pelo povo em silêncio. Esses ataques pré-meditados refletem o desespero do estado cada vez mais policial e sua crescente tendência dentro do executivo de enquadrar ativistas e advogados sob falsas acusações e mantê-los em confinamento sob encarceramento prolongado.
Também deve ser destacado que essa prisão arbitrária ocorreu em um momento em que o CRPP conseguiu reunir a opinião pública contra a condenação do Prof. GN Saibaba, Hem Mishra, Prasant Rahi, Vijay Tirki, Mahesh Tirki e Pandu Narote. O Tribunal de Sessões de Gadchiroli, em seu julgamento de 827 páginas, inadvertidamente expõe o funcionamento de um Estado de segurança nacional que usa o instrumento de lei para impedir a dissidência. Não é uma coincidência que esses ataques simultâneos e prisões estejam acontecendo depois que o Estado ordenou o contínuo disparo pelos para-militares na aldeia de Chaibasa em Jharkhand em março em nome da luta contra os maoístas, seguido pelo falso encontro de mais de 40 adivasis e maoístas em Gadchiroli. em abril deste ano. Como o drama de mais uma eleição parlamentar deve se desdobrar em maio de 2019, o BJP liderou o governo da NDA para expor descaradamente suas presas violentas do fascismo para suprimir e polarizar as vozes unidas da resistência popular emergindo de todos os cantos do subcontinente, da Caxemira à Tuticorin em Tamil Nadu, lutando diretamente contra o povo oprimido nas chamadas regiões fronteiriças e interior e, ao mesmo tempo, atacando e encarcerando ativistas e vozes dissidentes de áreas urbanas.

O Comitê pela Libertação dos Presos Políticos condena veementemente as prisões de Rona Wilson e outros ativistas de Maharashtra, que nada mais é do que uma tática para intimidar ativistas de mobilizar pessoas e levantar voz contra a violência perpetrada pelo Estado.

Em protesto,
SAR GEELANI ( Presidente)
AMIT BHATTACHARYYA (Secretário Geral)
SUJATO BHADRA (Vice presidente)
SUKHENDU BHATTACHARJEE (Vice presidente)
MN RAVUNNI (Vice presidente)
P. KOYA (Vice presidente)
MALEM (Vice presidente)
HANYBABU MT (Secretário de Midia)
COMITÊ PARA A LIBERTAÇÃO DOS PRISIONEIROS POLÍTICOS 




Coordenação da Organização dos Direitos Democráticos (CDRO)

 Comunicado de imprensa
 6 de junho de 2018

No comments:

Post a Comment