Monday, November 11, 2019

Brasil - Guardiões da Floresta sofrem emboscada e líder guajajara é assassinado no Maranhão


Paulino Guajajara. Foto: Sarah Shekner/Survival International
No último dia 2 de novembro, em artigo intitulado Indígenas Guardiões da Floresta foram emboscados na selva maranhense, a página da Rádio Mutirão, no texto assinado por Vito Ribeiro, denunciou que, no dia 01/11, "começaram a chegar áudios e notícias no celular de que indígenas – enquanto caçavam na mata – haviam sofrido uma emboscada de madeireiros ilegais".
Este ataque resultou na morte do indígena Paulo Paulino Guajajara e no ferimento de Laércio Guajajara no interior da Terra Indígena Araribóia, localizada no município de Bom Jesus das Selvas,
Maranhão, entre as aldeias Lagoa Comprida e Jenipapo.

A Rádio Mutirão aponta ainda que, na entrevista concedida por Laércio Guajajara à agência Pública, foi confirmada a versão de que os indígenas estavam sozinhos na mata caçando e foram surpreendidos e emboscados pelos madeireiros. Ainda segundo informações obtidas pelo veículo, não há confirmação de que um dos não-indígenas foi baleado e nem de que seu corpo está desaparecido como foi divulgado no dia anterior. "A avaliação inicial da Polícia Militar de Amarante do Maranhão é de que houve uma emboscada, sem indício de confronto", diz a Rádio.
Vito Ribeiro, no mesmo artigo, diz que Paulino e Laércio integram o grupo indígena Guardiões da Floresta. "Este grupo, cansado do abandono do estado e dos órgãos de proteção indígena, começou em 2012 a realizar incursões de monitoramento na mata para proteger seu território da exploração ilegal e defender seus modos e costumes de vida", informa.
"Atualmente diversas Terras Indígenas da Amazônia contam com grupos de guardiões e guardiães da floresta que monitoram seus territórios e comumente expulsam madeireiros e demais empreendimentos ilegais de suas terras", diz Vito.

Guardiões Guajajaras monitoram a chegada de caminhões pelas estradas. Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

No comments:

Post a Comment