Saturday, February 5, 2022

Educação genocida na Índia







Por Adolfo Naya*

Há anos denunciamos a genocida Operação Caça Verde e sua estratégia de "Corações e Mentes" para realizar políticas e práticas genocidas contra o movimento naxalita, dalits, adivasis e minorias religiosas.

Em 24 de novembro de 2021, denunciamos e condenamos em muitas partes do mundo a continuação da Operação Green Hunt, agora chamada Operação Prahar-3, como uma nova e brutal ofensiva do regime hindu para sufocar a revolução na Índia com seu bem conhecidas práticas genocidas: assassinatos, torturas, assassinatos a sangue frio de líderes, os chamados "encontros falsos", estupros e abusos de mulheres, queima de aldeias, expropriação de terras, campos de concentração e prisão de quem se atreve a denunciar as atrocidades do regime .

Dentro desse quadro de repressão selvagem, outro dos pontos dessa estratégia genocida é o da guerra psicológica, onde a propaganda, a mentira, a intoxicação, a desinformação e a manipulação desempenham um papel crucial.

Recentemente foi divulgado um documento, que gostaríamos de tratar com toda cautela. Este documento de segurança visa implantar um roteiro contra o movimento naxalita no currículo da escola pública, com o objetivo claro de conquistar os “Corações e Mentes” da população mais jovem da Índia e com total manipulação, a fim de desmoralizar e desmobilizar a juventude indiana em um momento em que as contradições estão se agudizando e mais e mais pessoas estão saindo para protestar contra as medidas políticas e econômicas do governo fascista e genocida de Modi e seus fantoches nos diferentes estados do país.

Há alguns anos, em Gujarat e Rajasthan, o livro de história incluía Hitler como modelo e Modi como a melhor referência de quem era seu sucessor digno, depois foi retirado por pressão social, mas o discurso de legitimação do genocídio continua e, de fato, recentemente as organizações hindus mais radicais pediram o extermínio dos muçulmanos. A questão chegou a ser debatida no Congresso dos Estados Unidos. Neste contexto de legitimação do genocídio e da ofensiva hindu, é lógico que o governo do fascista e genocida Modi pretenda usá-lo contra o único movimento político que realmente pode enfrentá-lo, que são os maoístas.

Este documento do governo diz que o movimento naxalita está em declínio graças ao governo e suas medidas de contra-insurgência, fornecendo uma série de estatísticas totalmente tendenciosas e listando a história das medidas de contra-insurgência do governo e as estratégias do governo central para combater o naxalismo.

Assim, por exemplo, eles dizem em sua história de medidas de contra-insurgência:

- O governo entre 2004 e 2014 estabeleceu os blocos de construção para a resposta anti-maoísta da Índia com a Estratégia de Contrainsurgência (COIN).

- O atual governo da Aliança Democrática Nacional (NDA) acelerou seu ritmo.

- Os governos do Centro adotaram uma mistura de métodos centrados nas pessoas e no inimigo para reprimir o movimento maoísta.

- O governo indiano adotou uma abordagem holística com foco no desenvolvimento e intervenções relacionadas à segurança para lidar com o problema da esquerda radical (LWE).

Também é interessante notar a negação do governo da Operação Green Hunt.

Operação Green Hunt

- Operação Green Hunt é o nome usado pela mídia indiana para descrever a "ofensiva total das forças paramilitares e estatais" contra os naxais.

- Acredita-se que a operação tenha começado em novembro de 2009 em cinco estados do "Corredor Vermelho".

- O termo foi cunhado por policiais de Chhattisgarh para descrever uma campanha bem-sucedida contra o Partido Comunista da Índia (maoísta) no estado.

- Posteriormente, a mídia usou mal o termo para descrever operações antinaxalitas mais amplas.

- Por outro lado, o Governo da União não usa o termo Operação Green Hunt para descrever sua ofensiva anti-naxalita.

É bastante notável que o governo afirme que o nome "Operação Green Hunt" foi mal utilizado pela mídia (burguesa). Este texto mostraria que as campanhas na Índia e no mundo contra a genocida Operação Green Hunt foram tão importantes que o próprio governo não está interessado que as pessoas falem sobre isso, negando a brutal repressão e as práticas genocidas aplicadas nesta operação.

O documento continua na mesma linha, cheio de mentiras e desinformações, e por fim, como se fosse uma prova ou trabalho escolar, a última seção aparece assim:

Molde seu pensamento : Por que o movimento naxalita na Índia declinou? Qual tem sido a estratégia do governo indiano para combater o extremismo de esquerda?

Chegando mais perto da resposta:

- Introdução

- Indique as estatísticas sobre o declínio do movimento naxalita na Índia.

- Mencionar as razões da tendência de queda.

- Discutir a estratégia utilizada pelo governo da União.

- Mencionar os diferentes componentes da estratégia

- Conclusão

Isso parece uma piada macabra, mas este documento faz parte da estratégia "Corações e Mentes" para exterminar o movimento revolucionário. Portanto, contra as mentiras, intoxicação e manipulação do governo fascista e genocida de Modi, é mais necessário do que nunca lutar com unhas e dentes contra a nova Operação genocida "Prahar-3" e mostrar nosso total apoio e solidariedade à Guerra Popular e a CPI (maoísta).



*Adolf Naya.

Antropólogo social e sindicalista. Autor da “Operação Green Hunt na Índia: práticas sociais genocidas, estratégia de contra-insurgência 'Corações e Mentes'". Editora: Foreign Languages ​​Press (2021)

 

No comments:

Post a Comment