Monday, July 25, 2016

Brasil Latifundiários preparam ataques contra camponeses em Rondônia




Campo de concentração montado na fazenda Santa Elina após a Resistência camponesa, 1995.
Campo de concentração montado pela repressão na fazenda Santa Elina após a Resistência camponesa, 1995.

Reproduzimos nota da Comissão Nacional da Liga dos Camponeses Pobres, enviada por e-mail à nossa redação, denunciando todo o preparativo realizado pelos latifundiários da região para atacar o Acampamento Enilson Ribeiro dos Santos em Seringueiras.

Latifundiários de Rondônia preparam ataque contra Acampamento Enilson Ribeiro dos Santos em Seringueiras, Rondônia.

O que se passa em Seringueiras, Rondônia, nestes dias, nestes momentos, é quase que a repetição do que aconteceu no Mato Grosso do Sul em junho, nos dias que antecederam o fatídico 14 de junho, quando ocorreu o ataque dos latifundiários que resultou em massacre contra os Guaranis e Kaiowás.
Vejam os relatos dos companheiros da área:
Companheiros, como sabem o Acampamento Enilson Ribeiro dos Santos vem sendo atacado pela policia desde o dia 21/07.  E hoje recebemos a noticia que ontem dia 23/07 estiveram reunidos vários fazendeiros na Câmara Municipal de São Miguel do Guaporé para planejar a retirada dos camponeses da Fazenda Bom Futuro. Os fazendeiros já estão em busca de pistoleiros de outras regiões para realizar a retirada dos acampados da fazenda.
Ontem dia 23/07 tinha até drone sobrevoando no Acampamento.
Ainda nesta reunião o fazendeiro Roberto, da Rondoagro de São Miguel do Guaporé usou as seguintes palavras: Que ele gastaria todo o seu dinheiro mas que amanhã dia 24/07 os camponeses vão sair vivos ou mortos da área; ele ainda colocou o avião dele a disposição para ir retirar os camponeses do Acampamento Enilson Ribeiro dos Santos.
E ainda:

No comments:

Post a Comment