Monday, September 30, 2013

Brasil in struggle - from a nova democracia


Justa manifestação da juventude gaúcha


Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Por Rafael Gomes Penelas
As ruas de Porto Alegre voltaram a ser palco de novos confrontos entre manifestantes que exigiam o passe livre e a tropa de choque da Brigada Militar fascista na noite da última quinta-feira, 26 de setembro. O ato também se posicionou contra a “reforma” do Ensino Médio implementada pela gerência estadual de Tarso Genro (PT).
A manifestação se concentrou em frente a prefeitura, no Centro, de onde saiu em direção ao Palácio Piratini, sede do gerenciamento estadual, passando pela casa do prefeito José Fortunati (PDT). No trajeto, outro grupo de pessoas se juntou engrossando as fileiras. Entre as palavras de ordem, destacavam-se algumas pela desmilitarização da PM e contra o megaevento da grande burguesia, a Copa do Mundo.
A Brigada Militar gaúcha, especializada em reprimir o povo, foi acionada e avançou sobre a manifestação. Os jovens, com os rostos devidamente encapuzados para protegerem suas identidades da perseguição policial, enfrentaram a repressão. Bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas. Pelo menos cinco pessoas foram presas.
Agências bancárias, um prédio da Companhia Estadual de Energia Elétrica e grandes lojas foram alvos da fúria popular e tiveram seus vidros destruídos. Em frente a casa do prefeito, na esquina das ruas Jerônimo Coelho e Espírito Santo, manifestantes colocaram fogo em um caixão que simbolizava o gerente municipal e nos tapumes que protegiam a fachada do edifício.

Foto: Daniel Bittencourt/G1

Fotos da manifestação de 25 de setembro no RJ


Imagens da manifestação realizada pela Frente Independente Popular (FIP) no Centro do Rio de Janeiro na última terça-feira, 25 de setembro, pela liberdade aos presos políticos.
Fotos: Sergio Olliveira / FIP
http://jornalopiniaodebrasileiro.blogspot.com.br



No comments:

Post a Comment