Tuesday, November 11, 2014

from Brasil to Mexico - Manifestação em solidariedade aos 43 estudantes desaparecidos no México.


0000000000000000000000000000000000

Movimentos populares, estudantis e sindicais realizaram, junto a estudantes mexicanos que vivem no Brasil, no ultimo dia 22 de outubro, uma manifestação em frente ao consulado mexicano na cidade do Rio de Janeiro, contra o assassinato de seis estudantes e o desaparecimento forçado de outros 43 estudantes da Escola Normal Rural Raúl Isidro Burgos, em Ayotzinapa, no estado de Guerrero, no Sul do México, que seguem desaparecidos desde o dia 26 de setembro, após repressão policial.
Estudantes mexicanos que moram no Brasil entregaram duas cartas à consulesa do México no Rio de Janeiro, Maria Cristina de la Garza Sandoval, uma endereçada a consulesa e outra ao presidente mexicano, Enrique Peña Nieto. 
Na carta lida pela estudante de pós-graduação em antropologia na Universidade de Campinas (Unicamp), Berenice Morales, 412 mexicanos e pessoas solidárias à apuração do crime, que assinaram a mensagem, exigem a apresentação com vida dos estudantes desaparecidos e a punição para os responsáveis materiais e intelectuais do ato.
O documento critica ainda a atuação do governo nas investigações. Indica que os desaparecidos são apontados pelo governo como pessoas não localizadas e o Estado não se esforça para cumprir com as obrigações internacionais no que se trata de desaparecimento forçado. A carta aponta também que o presidente tem se negado a receber as mães da Cidade Juárez que, há dias, encontram-se em greve de fome.

“Desafortunadamente, a impunidade é o que tem permitido que, na atualidade, mais de 20 mil pessoas se encontrem desaparecidas no México e outras tantas foram assassinadas sem maiores investigações”.

No comments:

Post a Comment