Sunday, November 30, 2014

Noticias de la Luta armada em Bangladesh




Como já foi dito anteriormente, porém de maneira muito dispersa neste blog, existe um processo de preparação da guerra popular em alguns países da Ásia e América, porém, muito pouca coisa chega até nós e sempre de maneira dispersa. Uma lista de choques armados intitulada de "Armed struggle in Bangladesh 2014", publicado no dia 20 deste mês no site revolucionário signalfire.org. A lista mostra a data e local dos choques armados entre comunistas e forças do segurança de Bangladesh. Bangladesh é um país que faz divisa com a Índia e com Myanmar e apesar das diversas facções comunistas e maoístas existentes naquele país, um processo de guerra popular vem se desenvolvendo dia após dia. Eis aí:

28 de janeiro: Distrito de Khulna

Forças de Segurança mataram Touhidul Islam Sabuj (28), o “segundo no comando” do PCPB em uma troca de tiros em Phultala subdistrito do Distrito de Khulna

2 de fevereiro Distrito de Jhenaidah

A polícia prendeu um quadro, identificado como Ainal Mandal do PCPB-Janajuddha com uma arma de fogo no vilarejo de Baidanga no distrito de Jhenaidah.

13 de fevereiro

Rivais mataram ilegalmente o líder do PCPB, identificado como Shamim Khan, ou Picchi Shamin (32) em Shibchar, subdistrito do Distrito Mandaripur. A polícia disse que Shamin era acusado em vários casos.

16 de fevereiro Distrito de Mandaripur

A corte do distrito de Bagerhat sentenciou quatro membros do PCPB clandestino por terem matado um policial, Harun-ur-Rashid em 27 de janeiro de 2004. Os condenados são Shamin Sheikh, Anwar Sheikh, Rony Sardar e Habj Molla. Contudo eles foram julgados em absentia. O juiz do distrito e seções proferiu o veredito.

19 de fevereiro Distrito de Faridpur

Um quadro do PCPB, identificado como Kiran Bepari (29), foi morto em um encontro com um policial no vilarejo de Bagmara no distrito de Faridpur.

5 de março: Distrito de Chuadanga

Um “comandante regional” do PCPB clandestino identificado como Abul Kashem foi morto em um “tiroteio” com a polícia em Damurhuda subdistrito do distrito de Chuadanga. Três policiais ficaram levemente feridos pelas bombas rudimentares lançadas por membros do PCPB durante a troca de tiros.

24 de março: Distrito de Narail

Um “comandante regional” do PCPB-Janjuddha foi preso junto com três associados em Agdia região pantanosa no distrito de Narail. Os presos foram identificados como o “comandante regional” da divisão Khulna, Gias (33) e seus associados Jahid (28), Sohel (22), e Razu (25).

31 de março: Distrito de Meherpur

A polícia prendeu Hafizul Islam Sabuj, conhecido como Sagu Sabuj (40), um “líder regional” do PCPB-Janajuddho e acusado de 15 casos incluindo um assassinato em Stadiumpara, área do distrito de Meherpur. A polícia também apreendeu uma pistola e duas balas em sua possessão.

8 de maio: Distrito de Chaudanga

A polícia prendeu um líder do PCPB, Mizanur Rahman, conhecido por Mizan, do vilarejo de Sultanpur em Damurhuda, subdistrito do Chaudanga.

25 de maio: Distrito de Pabna

A polícia prendeu um operante do PCPB-facção Bandeira Vermelha, identificado como Mohammad Alam, da área de Kacharipara, do distrito de Pabna. “Alam é acusado em 14 casos, sendo 9 por assassinato. Ele era um dos criminosos mais procurados do distrito”, de acordo com a polícia.

27 de maio: Distrito de Satkhira

Um “comandante regional” do PCPB-ML identificado como Abdul Gaffar Par, foi morto e seu associado ferido em um tiroteio com a polícia em Tala, no distrito de Satkhira. O ferido Saiful Islam,42 anos, era o principal acusado no caso arquivado na conexão com o assassinato de SM Alauddin, editor do Daily Patradut.

29 de maio: distrito de Pabna

Hamidur Rahman aliás, Hamidur, “segundo no comando” do Partido Sarbahara foi morto e dois oficiais do B.A.R. (Batalhão de Ação Rápida) ficaram feridos em uma troca de tiros entre BAR e os subversidos em Ishwardi, subdistrito do distrito de Pabna. Uma pistola e duas balas foram apreendidas pela equipe do BAR.

29 de maio: Distrito de Meherpur

A polícia recuperou o corpo de um agente do clandestino PCPB-Janajuddho, facção do vilarejo de Gopalnagar em Gangni, subdistrito de Meherpur. O morto foi identificado como sendo Ashraful Islam. Ashraful foi acusado em quatro casos, incluindo dois por assassinato, arquivados na estação de polícia, o comandante da operação disse que ele foi morto por membros rivais no partido.


4 de junho: distritos de Kushtia e Chuadanga

Fontes policiais revelaram que os operativos do clandestino PCPB-Janajuddho, e a GMF estão tentando se reagrupar nos distritos de Kushtia e Chuadanga. A polícia conduziu operações em diferentes áreas dos dois distritos nos dias 29 e 30 de maio e prenderam cinco membros de duas organizações proibidas. Entre eles, três foram presos em Kushtia e os outros em Chuadang.

11 de junho: cidade de Dhaka

A polícia prendeu o “líder regional” do PCPB-Bandeira Vermelha identificado como Mohammad Rashed Hossain, em uma casa em Ashulia, área de Savar na cidade de Dhaka.

13 de junho: Distrito de Sirajganj

Chantagistas em nome do PCPB-Janajuddha exigiram grandes somas dos principais gerentes da filial do Banco Sonali e Banco Agrani no distrito de Sirajgnag e fizeram terríveis ameaças para os gerentes dos bancos e suas famílias em caso de falha ao darem o dinheiro

25 de junho: Distrito de Rajbari

Um jovem identificado como Abdu Razzak Mollah (35) foi morto por quadros do PCPB em Sarjunagar Bazaar no distrito de Rajbari, ele recusou pagar os pedágios anteriores.

4 de julho: Distrito de Khulna

Litu Sarder (38), um líder regional do PCPB foi morto em um tiroteio com a polícia em Shantinagar, área da vila Thukra no distrito de Khulna. Dois policiais, Mosharraf Hossain e Ilias também foram feridos durante o tiroteio.

5 de julho: Distrito de Sathkira

O jornalista Sheikh Abdus Sattar disse que a facção do PCPB-Janajuddho ameaçou matar os 13 repórteres que escreveram contra as atividades no distrito de Satkhira.

12 de julho: Kotchandpur/Jhenidah

Abdur Rashid (30), um quadro do PCPB-Janajuddho foi morto em uma troca de tiros com a polícia. Um membro da ASI e um vigilante ficaram feridos durante uma troca de tiros. A polícia também apreendeu uma arma de sopro e três munições no lugar.

12 de julho:Harinakuda/Jhenidah

Um quadro do PCPB-Janajuddha foi morto em um tiroteio. Dois vigilantes ficaram feridos durante o incidente. Uma arma LG, três pentes de balas e seis bombas também foram capturadas.

16 de julho: Distrito de Jessore

Siraj Akonji (40), um quadro do PCB foi morto em uma troca de tiros com seus rivais no vilarejo de Subrara em Abhoynagar, sub distrito do distrito de Jessore. A polícia apreendeu uma espingarda e quatro munições intactas no local.


10 de agosto: Distrito de Tangail

Um “líder regional” do PCPB-facção Bandeira Vermelha identificado como Abdul Haque, conhecido por Haque Sab (45) foi esfaqueado até a morte em um vilarejo em Sadar, sub distrito de Tangail.

12 de agosto: Distrito de Rajbari


Um policial prendeu um “líder regional” do PCPB-Bandeira Vermelha, identificado como Mobarak Hossain, conhecido por Bangla, vindo de Pangsha sub distrito de Rajbari. A polícia apreendeu uma espingarda e duas balas pertencentes a ele.


21 de agosto: Distrito de Barisal

Um líder do Partido Sarbahara clandestino, Abdul Jalil conhecido por Kana foi morto em Shilundia Bazaar sub distrito de Babuganj em Barisal em uma “troca de tiros” com o B.A.R..

28 de agosto: Distrito de Chauadanga

A polícia encontrou o corpo de Tokon (40), um líder do PCPB-Janajuddha debaixo de uma árvore de uma figueira no vilarejo de Botiya Para no distrito de Chaudanga. A polícia disse que Tokon era acusado de diversos crimes incluindo homicídio e extosão.

No comments:

Post a Comment