Thursday, June 5, 2014

Brasil - Operários da Construção: Às ruas para somar aos protestos populares


jun 5th, 2014 | By | Category: Destaque
greve mineirão 2011
O que ganhamos com a copa da Fifa?
Vamos para as ruas nos somar ao protesto popular!
Nós operários não temos nada com essa Farra da Fifa só veio para enganar e tentar desviar a atenção das massas trabalhadoras do sofrimento, do arrocho, da repressão, da enganação da farsa eleitoral. A copa não traz nada de bom para nosso povo.
Os governos gastaram bilhões com estádios, em hotéis de luxo e propaganda enquanto os hospitais estão caindo aos pedaços, as escolas públicas estão sendo destruídas, os salários dos trabalhadores estão arrochados. Os preços dos alimentos, do material escolar, do aluguel, dos remédios, aumentam todos os dias.
O governo faz demagogia fala que está tudo às mil maravilhas, mas as greves estouram em todo o país e, na véspera da copa trabalhadores rodoviários, garis, professores, operários da construção, servidores públicos municipais e federais, estão em greve em todo o país.
As forças de repressão do velho Estado e bandos de pistoleiros a mando do latifúndio perseguem e assassinam dirigentes e ativistas do movimento camponês e indígenas em luta pela terra.
Foi contra toda essa situação, contra toda a podridão desse velho Estado que o povo se levantou em junho e julho do ano passado, tomado as ruas numa avalanche de protestos. E de lá pra cá os protestos não pararam mais, se espalhando por todo o país bloqueando rodovias, na forma de greves combativas, enfrentando pelegos, governos e patrões.
O monopólio das comunicações e a imprensa vendida atacam a justa revolta do povo chamando os manifestantes de “vândalos” de “bandidos”.
A polícia, que desde sempre massacrou o povo pobre e trabalhador nas favelas, invadiu os morros com as UPPS, assassinando, torturando e aterrorizando a população. Cadê o Amarildo, companheiro operário da construção, torturado e assassinado pela polícia do Rio?
Mas nem a repressão brutal, nem a criminalização dos protestos, nem o bombardeio da propaganda dos monopólios deteve os protestos.
O Brasil de mentira mostrado nas propagandas e a festa da “copa das copas”, o palanque dos oportunistas eleitoreiros e da Fifa, foram por terra. O povo se levantou e os protestos seguem elevando grito de revolta que ecoa por todo o Brasil: “NÃO VAI TER COPA!”.

O que melhorou para os operários com essa copa da Fifa?
Absolutamente nada. Nós, operários da construção estamos entre os setores mais explorados das classes trabalhadoras, amargando péssimos salários e péssimas condições de trabalho. As empreiteiras, que doam milhões para as campanhas eleitorais, receberam bilhões dos governos para a construção das obras da copa enquanto operários estão sendo assassinados nos canteiros de obras.
Até agora, 14 companheiros operários foram mortos nas obras de construção ou reforma dos estádios. E ainda é um número subestimado, pois as construtoras escondem o número real. Na obra do Mineirão, por exemplo, o companheiro Antônio Abel, armador, natural do Piauí, morreu de exaustão!
As obras dos estádios da Fifa se transformaram em verdadeiros cativeiros, com os operários, aliciados em regiões pobres e distantes do país, com promessas de bons salários e depois são jogados em alojamentos insalubres, sem alimentação, muitas vezes sem ter a carteira assinada, submetidos a péssimas condições de trabalho. Em 2012 o Marreta encontrou companheiros trabalhadores do Haiti submetidos a trabalho semiescravo na obra do Mineirão!
Para tentar enganar os trabalhadores, o governo faz demagogia como na tapeação do Itaquerão, promovendo “peladas” entre jogadores aposentados como o renegado e patrão Ronaldo Nazário, que declarou que a polícia deve “baixar o cacete” em quem protestar durante a copa.
Mas, terminada essa copa, concluídos os hotéis de luxo para os turistas estrangeiros e os estádios, restará a inflação, o desemprego, o arrocho salarial.
O povo se levantou e os trabalhadores da construção têm que participar e levantar suas bandeiras de luta, se fundir com a juventude nas ruas. O Marreta e a Liga Operária convocam os trabalhadores da construção de BH e Região para nos somarmos aos protestos contra a farra da Fifa e somarmos o grito de revolta da classe operária ao clamor de todo o povo.

Não vai ter copa!
Abaixo a farsa eleitoral!
Viva a luta classista e combativa!

Os crimes cometidos pela Fifa, empreiteiras e governo:
Companheiros operários da construção mortos nos estádios da copa da Fifa:
03/10/2011 Arena do Grêmio – Porto Alegre – JOSÉ ELIAS MACHADO
11/06/2012 – Estádio Nacional /Mané Garrincha – Brasília – JOSÉ AFONSO DE OLIVEIRA RODRIGUES
19/07/2012 Estádio do Mineirão – Belo Horizonte – ANTÔNIO ABEL DE OLIVEIRA
06/12/2012 – Arena do Grêmio – Porto Alegre - DIEGO BAPTISTA
23/01/2013 Arena do Grêmio – Porto Alegre - ARACI DA SILVA BERNARDES
28/03/2013 - Arena Amazônia – Manaus - RAIMUNDO NONATO LIMA COSTA
15/04/2013 – Arena Palestra / Palmeiras– São Paulo -  CARLOS DE JESUS
27/11/ 2013  - Arena Corinthians – São Paulo - FÁBIO LUIZ PEREIRA
27/11/ 2013  – Arena Corinthians – São Paulo - RONALDO OLIVEIRA DOS SANTOS
14/12/2013 - Arena Amazônia – Manaus - MARCLEUDO DE MELO FERREIRA
14/12/2013 - Arena Amazônia – Manaus –  JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA NASCIMENTO
07/02/2014 - Arena Amazônia – Manaus - ANTÔNIO JOSÉ PITA MARTINS
29/03/2014 - Arena Corinthians – São Paulo –  FÁBIO HAMILTON DA CRUZ
08/05/2014 – Arena Pantanal – Cuiabá – MOHAMED ALI MACIEL

No comments:

Post a Comment